Todo sábado Lázaro Erê do Opanijé homenageia as mulheres no Projeto ‘Female Rappers’

0
248
Primeiro desenho do Projeto – Missy Elliott
Acompanhando as atualizações no Instagram do Lázaro Erê, MC do Opanijé e Obi Ebó, conheci o Projeto ‘Female Rappers’ – todo sábado em seu perfil ele faz homenagem a uma rapper ou MC com uma ilustração.

Ele começou essa parada em janeiro de 2021 usando lápis e papel e a primeira a ser desenhada foi a Missy Elliott. Troquei uma ideia rápida com ele pra saber mais sobre, afinal qualquer iniciativa que valorize as mulheres deve ser exaltada.


Com tantos homens sendo lembrados a todo momento, é muito importante que de alguma forma as mulheres sejam valorizadas e lembradas, toda homenagem pra elas é pouco em relação a tudo que fizeram e fazem. Num papo rápido Lázaro explicou o motivo de utilizar o nome em inglês, sua técnica, o critério de escolha e também como você pode entrar em contato e sugerir algum nome.

Confira abaixo e já segue o mano no Instagram clicando aqui

Queen Latifah

BF: Qual a primeira rapper que você homenageou e porque usar o nome em inglês?
Lázaro: Eu comecei esse projeto ainda na velha técnica do papel e lápis, em 2021 com um desenho da Missy Eliott. A partir daí bateu a ideia de representar outras rappers de vários países, por isso o nome em Inglês.

BF: Qual ou quais as técnicas, softwares ou máquinas utilizadas nos desenhos
Lázaro: Como eu já disse, comecei com a velha técnica do Lápis sobre Papel, até que tomei coragem de migrar para o digital, usando o Photoshop, já que eu tinha um tablet Wacom que tinha ganho há anos e não estava conseguindo me adaptar. Sou professor de desenho, mas na faculdade, na época que eu cursei, a gente não aprendia a lidar com essas técnicas digitais. Espero que tenha mudado de lá pra cá.

Saiba mais sobre Lázaro e seu grupo Opanijé



BF: Tem algum critério para as escolhas, além de serem apenas mulheres?
Lázaro: O maior critério de todos é eu gostar da música que elas fazem. Dou uma preferência maior aquelas que não são muito mainstream e muitas vezes acabam passando batidas do grande público, mesmo fazendo um som de qualidade. E pra efeito de organização da pesquisa, tenho intercalado rappers de gerações mais recentes como Oshun, Noname ou Little Simz com as mais antigas, tipo Bahamadia, Queen Latifah e Monie Love.

Sampa The Great

BF: Publicar aos sábados tem algum significado?
Lázaro: Claro! Sábado é o dia Consagrado a Oxum, as Yabás, os Orixás femininos.

BF: Quantas já foram feitas?
Lázaro: Até o momento já passei de 20, fora as feitas à lápis que eu pretendo refazer no modo digital.

BF: Quem quiser sugerir alguma rapper como e por onde pode fazer?
Lázaro: Só chegar na minha página do instagram @lazaroere e seguir a hashtag #FemaleRappersLaz. Estou aberto a sugestões. Tanto nos comentários, quanto nas enquetes que eu faço nos stories depois de postar o desenho da semana, geralmente no sábado mesmo ou no domingo.

Resistência Sonora – Siga nosso canal

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.