sábado, julho 20, 2024
APOIE O BF
Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Lançamento do livro ‘Malês – A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado’, com o autor Gilvan Ribeiro

janeiro 27 - 15:00 - 18:00

Será no próximo sábado, dia 27/01, às 15h, no Espaço Plínio Marcos, Tenda Literária da Feira de Artes, em Pinheiros, São Paulo (SP).

Conhecido por décadas de trabalho como jornalista e por best-sellers em parceria com Walter Casagrande, Gilvan Ribeiro lança a obra Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado, publicada pela Editora Planeta. No livro, ele resgata uma das principais revoltas brasileiras e o legado que ela deixou para a luta da população negra no Brasil. Com orelha de Muniz Sodré, sociólogo e professor emérito da UFRJ, e prefácio de Juarez Xavier, professor da UNESP e ativista antirracista, o livro propõe ampliar o foco sobre esse episódio tão importante, porém pouco discutido.

Em uma época em que a população brasileira era majoritariamente analfabeta, os participantes da Revolta dos Malês se distinguiam por serem escravizados muçulmanos letrados em árabe. Eles lutaram para tomar o poder e instituir uma nova ordem social na Bahia. Para tornar a narrativa dinâmica e empolgante, Gilvan faz uso de elementos do jornalismo literário, reconstituindo cenas, diálogos e emoções dos personagens principais a partir do depoimento dos presos na devassa (nome oficial do processo policial e judicial) que ocorreu logo após o levante.

Dividido em 18 capítulos, o livro dedica uma parte à Luiza Mahin, mãe do célebre poeta, jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama — uma personagem enigmática que se tornou figura de destaque na história do povo negro no Brasil. No capítulo final, Gilvan faz uma ponte com a atualidade e traz pensadores negros, como Jurema Werneck, Luana Tolentino, Átila Roque, Gabriel Sampaio, Raimundo Bujão e Zulu Araújo, para discutir
questões urgentes que permeiam a sociedade, desde a violência contra os afrodescendentes até a discriminação no ambiente escolar.

A obra não se limita às palavras e conta com um caderno de imagens que mostra retratos de escravizados, reproduções de amuletos árabes escritos pelos revoltosos e fotos de casas-grandes que hoje são utilizadas como museus. Valendo-se do embasamento histórico e de profundas análises da sociedade contemporânea, Gilvan evidencia que a Revolta dos Malês não foi um acontecimento isolado, mas sim um dos mais impactantes eventos de uma marcha histórica que continua em curso.

FICHA TÉCNICA

Título: Malês: A revolta dos escravizados na Bahia e seu legado
Autor: Gilvan Ribeiro
ISBN: 978-85-422-2382-8
336 páginas
R$ 86.90
Editora Planeta

SOBRE O AUTOR

Gilvan Ribeiro é autor do best-seller Casagrande e seus demônios (2013), além de Sócrates e Casagrande, uma história de amor (2016) e Travessia (2020), todos publicados em parceria com Walter Casagrande Júnior. Jornalista desde 1988, trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Diário Popular, Diário de S. Paulo e Agora São Paulo como repórter, editor e colunista. Também atuou como repórter de TV na ESPN Brasil. Nasceu na cidade de Bauru-SP, em 1964.

SOBRE A EDITORA

Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.

Realização: O AUTOR NA PRAÇA & GATO FÉLIX PRODUÇÕES
Apoio: Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, Editora Planeta de Livros e Canal dos Livros.
Informações: Edson Lima – (11) 98344 5783

Detalhes

Data:
janeiro 27
Hora:
15:00 - 18:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , ,

Local

Tenda Literária da Feira de Artes
Praça Benedito Calixto - Pinheiros
São Paulo, São Paulo 05406-040 Brasil
+ Google Map
Telefone
11 98344 5783

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.