Bocada Forte – Desde 1999

Lisa Castro, ‘O Sorriso de Manalisa’

Capa do disco solo de Lisa Castro, artista da Baixada Fluminense.
Capa do disco solo de Lisa Castro, artista da Baixada Fluminense.

Rapper e militante negra lança trabalho autoral e ensaia retorno aos palcos do hip hop

Ela entra na festa enquanto muitos conversam e dançam felizes. Poucas pessoas percebem. As mais atentas perguntam em silêncio: quem convidou essa mulher?

Lisa Castro sorri, pega o microfone, manda seu discurso, sua poesia. Palavra por palavra, conta sua história, rima nossa trajetória e nossa força. Seu sorriso incomoda o povo da festa, alguns já trombaram Lisa nos saraus, nos debates sobre gênero lá no Rio de Janeiro, sabem que ela não está no oba-oba. Quem convidou essa mulher?

Lisa Castro não está só. Átomo, DJ Reinaldo Carvalho, Léo da XIII, o coletivo Enraizados. Todos, aos poucos vão invadindo o baile, não compartilham a indiferença que exala no ambiente “moderno”, não vieram pra estragar a festa, apenas marcam posição: isto aqui também é nosso.

É dessa forma que “O Sorriso De ManaLisa“, compilação de poesias e raps, quebra as regras da tal “evolucão” que prega a supremacia da leveza. Em seu trabalho solo, Lisa Castro, integrante do grupo U-Sal, representa a luta de mulheres negras e periféricas do país. Lisa segue alternando spoken word e rap em beats caóticos.

Transformaram o hip hop numa grande balada onde alguns discursos são barrados na porta, mas não podem controlar o que é feito nas quebradas, o que é criado longe dos olhos dos senhores capitalistas. Quem convidou essa mulher?

Ninguém, mas invasão está recomeçando. Lisa Castro não é a única…

[+] Baixe aqui

Sair da versão mobile