O primeiro grande sucesso do Rap completa 40 anos

Lançada em 16 de setembro de 1979, a música Rapper’s delight do Sugar Hill Gang completa 40 anos. A música é um sucesso absoluto, já foi regravada por mais de uma dezena de artistas, em covers ou versões, inclusive no Brasil com o “Melô do tagarela”. As músicas que usaram samples dela são mais de 200. Existem algumas discussões sobre a legitimidade da música, para muitos foi o primeiro Rap oficialmente gravado e lançado por uma gravadora.

Para outros, no entanto, o primeiro Rap registrado em um disco foi “King Tim III (Personality Jock)” (confira abaixo) da Fatback Band, lançado em 25 março de 1979. Polêmicas a parte, o fato é que o lançamento dessa música foi um divisor de águas para a Cultura Hip Hop e não apenas para o Rap.

O Rap já vinha sendo feito no Bronx por muitos DJs e MCs, mas nada era gravado oficialmente. A música lançada por Wonder Mike, Big Bank Hank e Master Gee, pela Sugar Hill Records, com a ajuda e a visão de Sylvia Robinson e seu marido Joe Robinson, abriu os olhos dos garotos do Bronx.

Uma outra polêmica envolvendo a composição, é o fato de Big Bank Hank ter “roubado” algumas rimas de outro DJ e MC do Bronx, Casanova Fly, mais conhecido hoje como Grandmaster Caz (Cold Crush Brothers) – em 2008 Caz mandou um recado em “MC delitght”. Confira abaixo.

Se não bastasse a discussão sobre a legitimidade e o “roubo” das rimas, ainda teve uma ameça de processo por direitos autoriais, pois o sample principal foi tirado da música “Good times”, da banda Chic. Para não rolar processo, o assunto foi logo resolvido e os integrantes do Chic, Nile Rodgers e Bernard Edwards, foram colocados como co-autores.

Ouça a música do Chic

A música do Chic, assim como muitas outras do Funk e do Soul, eram as mais usadas pelos DJs, tanto para as rimas dos MCs, quanto para os passos dos B.boys e B.girls. Os próprios integrantes das bandas já tinham conhecimento do uso dos “breaks” de suas músicas nas ruas e festas do Bronx, mas não esperavam e nem estavam preparados para esse tipo de registro. As polêmicas em relação a legitimidade são pelo fato de o grupo ter surgido do nada e ainda mais com rimas “roubadas”. Mas como já foi falado, polêmicas a parte, a música está aí, faz parte da história e teve o seu lado bom. A partir daí, todos os outros DJs e MCs correram atrás para lançarem seus discos e chegamos onde estamos hoje.

Assista ao vídeo da música, com tradução

Montamos uma playlist com as versões da música gravadas pelo próprio Sugar Hill, com os samples usados no instrumental, algumas regravações e também faixas que usaram samples dela. Tem Ice Cube, Slum Village, Notorius Big, Dr. Dre, 50cent, Beastie Boys, Will Smith, Gabriel O Pensador, N.W.A, Lords Of The Underground, Snoop Dogg, Ol’ Dirty Bastard e muito mais.

Ouça no nosso perfil no Spotify

Banner Comercial Old School
Anuncie no BF!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.