Memória BF | Há 31 anos, estreava na TV o programa Yo! MTV Raps

Por Gil Souza, com Noise D

2
184
Dr. Dre, Fab 5 Freddy e Ed Lover. Foto: Scott Gries/Getty Images

A primeira edição do programa Yo! MTV Raps dos Estados Unidos estreou na MTV em 6 de agosto de 1988. Em 1987, a MTV Europa já tinha a sua versão do programa, mas foi a versão estadunidense que mudou para sempre a relação entre o Rap e os videoclipes. Fab 5 Freddy foi o primeiro apresentador do programa, para depois passar o bastão para a dupla Doctor Dre e Ed Lover.

O Yo! foi criado e idealizado por Ted Demme (falecido em 2002) e Peter Dougherty (falecido em 2015), que escolheram Fab por conta da sua popularidade e conhecimento, não só no Hip Hop. Para começar, conseguiram um programa semanal aos sábados, mas o sucesso foi tanto que em 13 de março de 1989 estreou o Yo! MTV Raps Today, uma versão diária do programa.

Dre e Lover eram muito divertidos e criativos também. Sendo assim, tiveram a ideia de acrescentar mais alguém no programa e convidaram T-Money, que ficou conhecido como Yo! Mailman ou Carteiro do Yo!, responsável pela entrega e leitura das cartas que eles recebiam. T-Money acabou criando outros personagens e deixando o programa ainda mais divertido.

Ed Lover, Ted Demme (um dos fundadores do Yo!) e Doctor Dre. Foto: Frank Micelotta/Getty Images

A repercussão do programa fez com que surgissem mais programas, a primeira “cópia” ou tentativa foi o Rap City da BET, que já vinha em desvantagem por ser transmitido via TV a cabo, e as quebradas não tinham acesso. A Equipe do Yo! tinha credibilidade nas ruas, todos eram do Hip Hop. Fab 5 Freddy viajava pelo país, ia nas quebradas, visitava os artistas em suas casas, na rua ou nos estúdios, eram autênticos.

Veja Fab 5 Freddy em Comptom com o N.W.A

A última edição do programa nesse formato de sucesso foi ao ar em 17 de agosto de 1995 e trouxe a nata do Rap para uma sessão de freestyle. Foram muitos nomes, entre eles: Rakim, KRS-One, Erick Sermon, Chubb Rock, MC Serch e MC Lyte (confira um trecho aqui).

Em abril de 2008 eles comemoraram os 20 anos com um especial na MTV e, em junho de 2018, comemoraram os 30 anos com vários convidados. Veja a lista com alguns artistas para ter uma noção da importância do programa: Big Daddy Kane e a Juice Crew, Eric B. & Rakim, Doug E. Fresh, KRS-One e Boogie Down Productions, Fat Joe, Onyx, EPMD, Flavor Flav, Black Sheep, DAS EFX, Pharcyde, Brand Nubian, Melle Mel & The Furious Five e muitos outros. No site da revista Spin é possível assistir a vários vídeos dos shows deste evento.

Assista ao documentário do programa

DJ KL Jay no Yo! MTV Raps Brasil. Foto: Reprodução/Google

No Brasil, o programa passou a ser transmitido na madrugada do dia 21 de outubro de 1990. A MTV entrou no ar por aqui no dia 20 de outubro do mesmo ano. De início, não haviam apresentadores e nem um Yo! brasileiro. A versão transmitida era a dos EUA. Para quem estava nos extremos, nas periferias ou em cidades mais afastadas, era muita treta para conseguir assistir com uma imagem de boa qualidade.

A MTV, apesar de estrear na TV aberta, funcionava na frequência UHF, quando o sinal mais comum era o VHF. O sinal VHF já não era muito bom. Muita gente vai lembrar que tinha que ficar subindo em telhado pra arrumar antena, colocar bombril na antena interna, fazer malabarismo pra descobrir a melhor posição, etc. Mesmo assim, com dificuldades para assistir, o Yo! era o nosso YouTube. Podíamos assistir shows, entrevistas, lançamentos de vídeos, apresentações no estúdio. Era louco!

Confira quase três horas de Yo!

Pouco tempo depois, a versão brasileira do programa passou a ter apresentadores e aí então a produção de vídeos de Rap brasileiros começou a engatinhar. A existência do programa foi fundamental. Se hoje você acha que o Rap tem pouco espaço nas emissoras de TV, imagine há quase 30 anos atrás. Não havia motivo pra fazer videoclipe, pois não tinha onde transmitir.

A versão brasileira do programa teve sete apresentadores: Felipe Barcellos, Luiz Thunderbird, Primo Preto, Rodrigo, DJ Kl Jay, Thaide e Pathy Dejesus.

Atualmente o Yo! MTV Raps não existe mais no formato que consagrou o programa. Acontecem programas e eventos especiais – como o Yo! MTV Raps Experience -, mas não um programa semanal. Abaixo deixamos alguns programas históricos do Yo! dos Estados Unidos e do Brasil.

Assista ao primeiro programa, de 1988

Entrevista do Racionais

Especial Yo! MTV Raps Brasil

Method Man no Yo! Estados Unidos

2 COMENTÁRIOS

  1. Que demais! Sensacional. No primeiro programa do YoMTV, eles apresentam a dupla Dj Jazzy Jeff and The Fresh Prince. Bacana é a entrevista com os N.W.A direto de Compton. Obs: Aquela entrevista com os racionais de dentro do carro me recordo de assistir na época e nunca tinha achado ela no youtube

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.