Big Daddy Kane, a lenda do microfone, completa 51 anos

0
333
Big Daddy Kane. Foto: Reprodução/The Soul Dojo

Considerado um dos mais talentosos e habilidosos MCs de todos os tempos, Antonio Hardy, mais conhecido como Big Daddy Kane, nasceu em 10 de setembro de 1968, em Nova York. Sua marca registrada é, certamente, o seu flow e suas rimas em alta velocidade, que deixam muitos MCs dos dias atuais ‘no chinelo’.

Vencedor do Grammy Award em 1991, por sua participação na música Back on the Block, de Quincy Jones, o MC cunhou seu nome artístico numa referência ao personagem da série de TV ‘Caine’, interpretada pelo ator e mestre do Kung-Fu David Carradine.

Muitas de suas músicas marcaram época e influenciaram gerações de fãs e também de outros artistas do Hip Hop. Uma das maiores é Ain’t No Half-Steppin’ (assista abaixo), elencada na posição 25 entre as ’50 Maiores Músicas Rap de Todos os Tempos’, pela revista Rolling Stone.

Big Daddy Kane nos dias atuais. Foto: Reprodução/Skiddle.com

Big Daddy Kane iniciou sua carreira como MC em 1986. Ele fazia parte do grupo chamado Juice Crew, junto com o super produtor Marley Marl e DJ Mr. Magic. Seu primeiro álbum, viria a ser lançado em 1988, Long Live The Kane. Depois deste vieram mais seis álbuns: It’s a Big Daddy Thing (1989), Taste of Chocolate (1990), Prince of Darkness (1991), Look Like a Job for… (1993), Daddy’s Home (1994) e Veteranz’ Day (1998).

Ouça o último álbum lançado por Big Daddy Kane, “Veternaz’ Day”

Muito além de seus próprios trampos, Big Daddy Kane tem participações e colaborações notáveis com diversos artistas de peso da cena Hip Hop, como A Tribe Called Quest, 2Pac, Jay-Z, MC Hammer, Kool G Rap, Wu-Tang Clan, Rakim, The Game, Ice Cube, Masta Ace, Madonna, Jurassic 5, Little Brother e DJ Babu, do Beat Junkies, dentre muitos outros.

Como resultado de seu trabalho e seu maravilhoso legado para a Cultura Hip Hop, Big Daddy Kane foi homenageado pelo VH1 Hip Hop Honors em 2005 (assista abaixo), uma das mais respeitadas premiações do Hip Hop mundial. Na ocasião, um medley de seus maiores sucessos foi interpretado pelos rappers T.I, Black Thought (The Roots) e Common.

Outro clássico de Big Daddy Kane, a música “Smooth Operator”, lançada em 1989, parte integrante de seu segundo álbum

Não há qualquer duvida. Junto a mestres da rima de todos os tempos como KRS-One, Chuck D, Method Man, Ice Cube e tantos outros, encontra-se Big Daddy Kane. Aliás, tenha a certeza de que se você perguntar aos artistas citados o que eles acham de Kane, certamente dirão que é um dos maiores MCs da história.

A MTV, por exemplo, colocou Big Daddy Kane na sétima posição no ranking dos ‘Maiores MCs de Todos os Tempos’. Kool Moe Dee, em seu livro There’s a God On The Mic: The True 50 Greatest MCs, o colocou na terceira posição. RZA, do grupo Wu-Tang Clan, já declarou que Big Daddy Kane está entre os cinco melhores MCs da história.

Assista ao vídeo da faixa “Show & Prove”, de Big Daddy Kane, com Scoob, Sauce Money, Shyheim, Jay-Z e Ol’ Dirty Bastard

Ice-T, um dos pais do chamado gangsta rap, declarou: “Pra mim o Big Daddy Kane continua sendo um dos melhores MCs. Eu colocaria ele contra qualquer outro MC em batalha. Jay-Z, Eminem, Nas, qualquer um. Eu poderia colocar um som clássico dele de 88 contra qualquer disco atual. Kane é um dos mais incríveis liriscistas… E ele vai te devorar no microfone. Eu não tentaria batalhar contra ele. Big Daddy Kane ‘pode fazer círculos em volta dos gatos'”.

Abaixo você confere duas apresentações ao vivo do MC e escuta o seu primeiro álbum, na íntegra. Parabéns ao mestre do microfone, Big Daddy Kane!

Confira Big Daddy Kane interpretando alguns de seus clássicos de forma acústica e ao vivo no Tiny Desk Concert

Assista outra apresentação ao vivo de Big Daddy Kane, realizada no V1 Festival, em 2019

Ouça o primeiro álbum de Big Daddy kane, “Long Live The Kane”

Fonte: Wikipedia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.