31 anos atrás, Ultramagnetic MCs lançava seu primeiro álbum

A capa do álbum. Foto: Reprodução/Google

Um dos grupos pioneiros no Rap internacional, o grupo Ultramagnetic MCs – formado por Kool Keith, Ced Gee, TR Love e DJ Moe Love – lançou seu primeiro álbum de estúdio em 4 de outubro de 1988.

Intitulado “Critical Beatdown” (Next Plateau Records), o álbum é considerado pela mídia especializada como inovador. Recheado de samples de funk, letras com temas auto-afirmativos, lirismo engenhoso e padrões complexos de rimas, o disco teve as produções instrumentais assinadas por Ced Gee, Paul C e André Harrell.

Quando de seu lançamento, “Critical Betdown” não teve grande repercussão, mas, com o passar dos anos, ganhou reconhecimento como um clássico da Golden Era do Hip Hop. O disco influenciou diversos grupos e artistas na época. A AllMusic considera o álbum “um inegável clássico do Hip Hop (…) Um dos melhores álbuns de rap da ‘nova escola’ dos meados ao final dos anos 80″.

O Ultramagnetic MCs. Foto: Reprodução/The Skinny

O guia The Rolling Stone Album Guide de 2004 também segue a linha e carimba o disco como “um clássico da ‘era de ouro’ do Hip Hop do final dos anos 80 e início dos anos 90. Um álbum que era praticamente ignorado na época, mas cuja reputação cresceu exponencialmente nos últimos anos”.

Assista ao clipe da faixa “Travelling At The Speed of Thought”

O jornalista Peter Shapiro, em seu livro “The Rough Guide To Hip Hop” (Guia Aproximado do Hip Hop), afirma que o álbum, todo produzido com um sampler E-mu SP-1200, foi um grande marco na utilização desta tecnologia: ‘Critical Beatdown’ continua sendo um álbum devastador, mesmo em uma era de samplers de 32 bits e software de edição de som com uso intenso de RAM”.

E tem mais: o lendário coletivo de produtores The Bomb Squad, cita o álbum “Critical Beatdown” como maior influência para a produção do álbum do grupo Public Enemy, “It Takes a Nation to Hold Us Back”, lançado também em 1988.

Kool Keith e Ced Gee falam sobre o álbum (em inglês)

Ouça “Critical Beatdown” na íntegra

Fonte de pesquisa: Wikipedia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.