Lyricist Lounge, 21 anos de um clássico do Underground

0
29
Capa do Disco

Hoje fazem 21 anos de um disco que deu uma chacoalhada no Rap underground no final dos anos 90, o Lyricist Lounge Vol. 01 (Rawkus) lançado em 05.05.98. Antes de qualquer coisa veja os artistas que entraram na coletânea: De La Soul, Mos Def, Q-Tip, Tash (Alkaholiks), Punch & Words, O.C., Ras Kass, Black Thought, Common, Pharoahe Monch, Saul Williams, Kool Keith, Talib Kweli & Hi-Tek, Bahamadia, Rah Digga, Shabaam Sahdeeq, Jurassic 5, KRS-One, Zack de La Rocha (Rage Against the Machine), Last Emperor e Company Flow.

– #PELAREDE LEIA ENTREVISTA COM SMIF-N-WESSUN NA REVISTA ELEMENTOS

Fala sério hein! Alguns nomes já tinham uma caminhada no Rap, mas ainda eram underground. Para falar detalhadamente desse disco, teria que ser uma matéria muito maior, hoje serei mais rápido, mas vale a pena em outro momento detalhar o disco todo. Esse tipo de coletânea e mix tapes sempre foram a melhor forma de apresentar grupos de Rap para o grande público, hoje os mais jovens preferem fazer isso em apenas uma música e com vídeo, mas muitas vezes a música só fica nas redes sociais e não é tocada por nenhum DJ ou até mesmo nem chega a ser apresentada ao vivo.

No caso das coletâneas, como essa, eles juntaram em um disco os melhores de uma cena que estava fazendo a transição da Golden Era para a próxima geração. Resultado: lançaram mais duas coletâneas, fizeram sete turnês nos Estados Unidos, lançaram DVD e tiveram uma série na MTV que durou duas temporadas.

Capa do Single, acervo pessoal

O CD foi lançado duplo, com uma arte muito bem feita e em relação as músicas fica difícil destacar uma, eu fico com J5 em “Jayou”, KRS One com Last Emperor e Zack De La Rocha em “C.I.A (Criminals In Action)” e “Body Rock” (single lançado em vinil) com o trio de peso Mos Def, Tash e Q-Tip.

E as mulheres? Muito bem representadas, pode-se dizer que roubaram a cena, Sarah Jones em “Blood” declamou uma poesia que infelizmente 21 anos depois continua atual, já Rah Digga e Bahamadia arrebentaram em “Be OK”, mais de 4 minutos de muita rima, muita ideia e performance do DJ Scratch.

Flyer da Reunião

Essa semana em Nova Iorque vai ter comemoração desse clássico, na quinta (09.05) vai rolar a Lyricist Lounge Reunion comandada pela dupla Smiff Wessun, com participação de Rah Digga, Cella Dwellas, Artfacts e muitos outros.

Muito bom relembrar esse momento e quem não conhece, escuta, pesquisa e se inspira, pois a força de vários grupos juntos pode ir além das plataformas digitais, aplicativos, visualizações e curtidas.

Parabéns pro Hi-Tek, parceiro do Talib Kweli nessa coletânea e em diversos outros projetos, hoje ele completa 43 anos.

Ouça o disco completo

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.