‘Algo a Dizer’ #10 | Em Edição Especial anunciamos a estreia do Programa ‘Orunmilá’

Desde que a pandemia começou no Brasil, no final do mês de março, todxs nós ficamos perdidxs. De lá pra cá, temos vivido sentimentos mistos – tristeza, alegria, ansiedade, solidão, saudade, esperança, fé, incerteza, etc. – que se alternam dia após dia. Nós, a Equipe do Bocada Forte, também estamos nessa. Isso se refletiu em nossas vidas pessoais e também na produção de conteúdo. Ainda estamos tentando adaptar as nossas atividades à realidade atual. Não está sendo fácil (nunca foi fácil), mas seguimos. No mês de abril, começamos a fazer testes em uma plataforma nova para nós, a Twitch, que há bastante tempo é popular para jogos online.

Siga nosso canal na Twitch

Depois de muitos testes, no dia 29 de junho, foi ao ar o nosso primeiro programa ao vivo transmitido via Twitch, o ‘Algo a Dizer’. Este programa é o único com dia e horário fixo até aqui, é transmitido toda terça-feira, às 20h. Ainda estamos aprendendo e nos adaptando, tudo é ao vivo e existem imprevistos que fogem ao nosso controle. Não temos patrocinadores, a estrutura é montada na casa de cada um de nós, a divulgação é orgânica e estamos muito felizes com os resultados.

Ouça a coletânea ‘Algo a Dizer’

A escolha do nome foi inspirada na coletânea ‘Algo a Dizer’ e, a partir daí, surgiu também a ideia de usar a colagem “eu tenho algo a dizer”, da música “Voz ativa”, do Racionais MCs, que está na vinheta do programa. O Programa é apresentado por Gil Souza e Jaime ‘Diko’ Lopes. Na vinheta, a produção do áudio é do DJ Cortecertu e as imagens foram feitas pela Gabriela Maciosek. Na equipe técnica estão André Cesário e Luciénè Cortes.

Nosso primeiro convidado foi o MC e rapper Arnaldo Tifu, da cidade de Santo André (SP), ele havia acabado de lançar um EP, o ‘UMAMI’. Tifu tem muito a dizer, está sempre em atividade, seja na carreira solo ou em parcerias, até mesmo como MC de apoio da lenda Thaíde. Ele nos falou sobre sua carreira, fez freestyle, anunciou novidades que já foram colocadas em prática e assim como nós ele segue se reinventando.

Assista a 1ª Edição

Na sequência, em 06 de julho, o convidado foi o rapper Japão, outro que está sempre em atividade. Japão é de Brasilia (DF), cria da Ceilândia, durante muitos anos foi parceiro do GOG nas rimas. Há muito tempo segue sua carreira com o Viela 17, é convidado para inúmeras participações, mesmo com a pandemia, ele não para de criar e lançar novas ideias e projetos.

Assista a 2ª Edição

Para a terceira edição do programa convidamos Lews Barbosa, um dos fundadores do grupo Potencial 3, autor do clássico “Mano de fé” e mais um artista que sempre está lançando coisas novas. Atualmente sua atividade principal está ligada à poesia, presença em saraus e slams. Suas frases e poesias viraram estampas para camisetas, blusas e bonés e assim ele criou a Lews Barbosa Poetry Wear.

Assista a 3ª Edição

As edições seguintes marcaram uma sequência histórica, três mulheres que estão entre as mais importantes para a Cultura Hip Hop brasileira, três pioneiras, as ‘Clássicas Hip Hop’Rubia (RPW) na 4ª edição, Rose MC na 5ª edição e Sharylaine na 6ª edição. Todas elas mostraram o quanto suas histórias inspiraram e continuam a inspirar gerações de manos e minas. Assim como nós, elas seguem conversando ao vivo com o público, uma vez por semana, toda sexta feira às 15h tem ‘Papo Reto’, na página ‘Clássicas Hip Hop’.

Confira a 4ª, 5ª e 6ª edições com as ‘Clássicas Hip Hop’

Entre tanta gente mais ligada ao Rap, trouxemos para a sétima edição o MC, B.boy, Grafiteiro, DJ, empreendedor, produtor cultural, pesquisador, colecionador e historiador Rooneyoyo ‘O Guardião’. Uma das lendas vivas do Hip Hop brasileiro, é tanta coisa que ele tem a dizer que seriam necessárias mais 10 edições. Sem que combinássemos, essa edição aconteceu no dia 11 de agosto de 2020, exatamente na data que é simbolicamente considerada ‘Dia Mundial do Hip Hop’.

Assista a 7ª Edição

Na oitava edição foi a vez de mais um grande MC, Kamau. Não apenas MC, mas também produtor, beatmaker. Ele falou com a gente direto do estúdio Atelier, que é um templo sagrado para o Hip Hop Brasileiro. Kamau está passando esse período de isolamento lá, junto com o DJ Gio Marx e Slimrimografia, esse último até fez uma pequena aparição e deu um salve ao vivo. Durante a entrevista ele deu detalhes sobre seu próximo álbum, ‘Mosaico’.

Assista a 8ª Edição

Para fechar essa sequência, sem nenhum trocadilho, um grande DJ se fez necessário. DJ King esteve na nona edição, ele mesmo o ‘Kinguinness’, DJ recordista mundial em 2011. Conversou com a gente sobre a carreira, as dificuldades durante a pandemia, os momentos de superação e anunciou que fará mais uma live em busca de novo recorde, 40 horas ao vivo na Twitch.

Assista a 9 Edição

E assim chegamos a nossa 10ª edição, onde tivemos como convidadas surpresa parte da equipe responsável pelo mais novo programa em nosso canal – Érica Bastos, Gisele Moura e Luciénè Cortes. Elas nos deram todos os detalhes sobre programa ‘Orunmilá’, que estreia no dia 07 de setembro de 2020, ao vivo, às 20h. O programa será semanal, sempre com um tema diferente e convidados. Abaixo você confere o bate-papo com elas e fica sabendo todos os detalhes sobre essa estreia.

Assista a 10ª Edição

Seguimos devagar e sempre, é assim há 21 anos, sempre de forma orgânica, com nossas próprias pernas e braços, sem patrocinadores, nós por nós. Agradecemos demais todas as mais de 300 pessoas que estão nos seguindo na Twitch, acompanhando a programação, participando ao vivo, compartilhando e aos que estão assistindo depois em nosso canal no YouTube também. Obrigado pelo apoio e parceria!

Use a #ProgramaAlgoADizer, todas as edições estão no YouTube e algumas ainda estão na Twitch.

Nos solidarizamos com todas as famílias que tiveram a perda de entes queridos. Sabemos muito bem o quanto está sendo difícil esse período, ainda mais para quem está nas periferias e favelas. Ainda assim, na medida do possível, temos que respeitar e seguir as recomendações médicas e cientificas. Usem máscara, álcool gel e respeitem o distanciamento, não é apenas por você, é por nós!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.