Considerada uma das maiores representantes femininas dos toca-discos no Brasil, DJ Lisa Bueno está entre as primeiras mulheres a atuar em campeonatos de DJs em nosso país. Prestes a completar 30 anos de carreira, Lisa tem uma trajetória marcante e extremamente atuante na arte dos toca-discos.
Seu início é marcado pela sua grande curiosidade por rádio, o que a fez visitar uma rádio comunitária de sua quebrada para saber como funcionava, e de tanto ir, um dia foi convidada a experimentar os toca-discos, no seu primeiro contato com os aparelhos Lisa já entendeu que aquilo seria pra sempre em sua vida.
Em vez de uma festa de quinze anos, a futura DJ pediu ao pai um par de toca-discos, a partir daí trabalhou em lojas de discos e depois passou a ministrar aulas de DJ, inaugurando uma escola para este elemento do Hip-Hop. Em seu curso passaram mulheres que hoje são importantes DJs dentro da cena.
Lisa foi a primeira DJ a participar do tradicional Hip-Hop DJ (campeonato criado pelo rapper Xis e o DJ KL Jay), já levou o Prêmio Honorário do DMC Brasil 2017, foi finalista do Red Bull Thre3style 2014 e ficou em terceiro no DMC Brasil 2009.
Durante a entrevista perguntada sobre a participação pequena das mulheres dentro dos campeonatos de DJs, Lisa diz que durante muito tempo ela era a única representante feminina “Eu comecei a participar de campeonatos em 2004, continuei a participar até 2009 depois dei uma parada, voltei em 2017 sempre só eu contra vinte homens, isso em toda edição”. Mesmo assim, Lisa acredita que hoje há mais incentivo para a participação das minas, até porque a DJ é hoje a grande referência para muitas DJs.
Abaixo entrevista completa com a DJ Lisa Bueno