#ElasNoBF | Ouça e siga a Playlist Especial que é atualizada toda semana

Em março de 2020, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Spotify divulgou um ranking com as cantoras mais ouvidas na plataforma. No top 10 das mulheres com mais números de streamings no Brasil (de janeiro a março), figuram Marília Mendonça, Anitta, Ludmilla, Lexa, Maiara & Maraisa, ANAVITÓRIA, Billie Eilish, Luísa Sonza, Ariana Grande e Dua Lipa.

No ano de 2019 não foi diferente, Marília Mendonça e Anitta foram as mulheres mais ouvidas no Spotify no Brasil e o Rap não foi representado no top 10.

Apesar dos avanços das mulheres no Rap e no trap, as minas ainda não estão entre as mais populares nas plataformas de streaming. Apesar deste recorte, muitas playlists são criadas no Spotify com a produção feminina da cena.

Projetos como o #ElasNoBF, entre outros feitos na blogosfera Hip Hop, são necessários para divulgar o trabalho das minas. É preciso furar a bolha e quebrar algoritmos. Trabalhar com a pesquisa e divulgação do Rap feminino numa cena machista e que normaliza a desigualdade de gênero, exige muito mais dos comunicadores da mídia alternativa. Vai além dos releases que chegam na nossa caixa de entrada, que são em sua maioria trabalhos feitos por homens.

Sabendo que criar uma playlist é a parte mais fácil desta luta, o Bocada Forte reafirma seu compromisso com a igualdade na cena. Aperte o play, ouça os trampos das minas, e tenha a certeza que estamos trabalhando muito para registrar a importância das mulheres no Rap e na Cultura Hip Hop.

Usem em suas redes a hashtag #ElasNoBF para indicações ou enviem material para elasnobf@bocadaforte.com.br

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.