Bocada Forte – Desde 1999

Confira como foi a celebração de 25 anos do Bocada Forte na Agência Solano Trindade

No último domingo (19/05) realizamos uma celebração de 25 anos do Bocada Forte na Agência Solano Trindade, zona sul de São Paulo. Nesse evento tivemos música, encontros, reencontros, muitas ideias trocadas e inúmeras reflexões. As atividades começaram ainda pela manhã em uma mesa temática com representantes de três batalhas – Fábia (Batalha do PSA), Beto (Batalha Terça Fire-TSP) e Leonardo (Batalha da Lilás). Tanto essa quanto todas as outras mesas foram apresentadas e mediadas pela poeta, escritora e educadora Jenyffer Nascimento.

Fábia, Beto e Leonardo responderam as perguntas, provocações, contaram histórias, falaram das dificuldades e desafios que envolvem a organização das batalhas. Um ponto em comum de todas elas foi o fator repressão por parte das forças de segurança e para fortalecer, tirar dúvidas sobre esse ponto tivemos a participação especial do Ouvidor das Policias do Estado de São Paulo, o Professor Claudinho Silva.

A segunda mesa temática foi de Graffiti com a participação de Gamão Raxa Kuka e Crica Monteiro, que contaram de forma resumida suas histórias, a relação com a Cultura Hip-Hop, o Graffiti como profissão, a importância de ter mais mulheres na cena, inteligência artificial e muito mais.

A terceira mesa foi de podcasts e contou com a participação de Boykilla (Az Ideias Podcast), Negro MIA (Real Corre da Rua) e Vandinho (Gringos Podcast). Cada um falou das particularidades do conteúdo que produzem, monetização, dificuldades, desafios, regulação das plataformas e provocados pela Crica falaram sobre o número baixo de convidadas mulheres. Com a exceção do Real Corre da Rua, que inclusive tem a Fernanda companheira do MIA na condução do Programa, e até por isso talvez seja, entre os convidados, o podcast que tem um equilíbrio maior entre convidados e convidadas.

A última mesa foi com representantes de marcas e contou com a Michelle (Boutique de Krioula), Daniel (4P), João (Chronic) e MC TÓ (A Cúpula Negredo). Foi uma troca muito interessante, pois todas em certa medida tem em comum o fator ideologia, ou seja, cada uma defende uma causa, abraça uma pauta. Pensando nisso, a Jenyffer fez a provocação para que falassem sobre como é equilibrar ideologia e mercado.

Além de todas essas trocas, tivemos o DJ Jotaéli no comando da trilha sonora. O evento foi todo transmitido ao vivo, o vídeo original não está disponível por conta de direitos autorias de algumas músicas, mas já está disponível o vídeo de todas as mesas. Em outro momento e em outra plataforma, iremos disponibilizar o vídeo do DJ Jotaéli.

Agradecemos a todas, todos e todes que participaram e também a geral da Agência Solano Trindade, Organicamente Rango, Hub Criativo, Rádio Mixtura, El Choq Produções, DJ Nando, Érica Bastos, Maycom Mota (Dois Neguin Filmes), Jenyffer Nascimento e todas as pessoas que nos fortaleceram de alguma forma.

Confira como foram as mesas na íntegra

 

Sair da versão mobile