Nessa terça-feira (4/8), no canal do Bocada Forte na Twitch, aconteceu a 6ª edição do Programa ‘Algo a Dizer’ e a convidada foi Sharylaine. Diko e Gil conversaram com ela sobre o seu pioneirismo e momentos marcantes nesses 35 anos de história na Cultura Hip Hop.
Confira uma das faixas do grupo Rap Girls
Desde 1985, quando conheceu o Hip Hop através da Crew de Breaking Nação Zulu, Sharylaine desenvolve inúmeras atividades. Junto com Citylee, em 1986 formou o primeiro grupo de Rap brasileiro apenas com mulheres, o Rap Girls. Participou da coletânea ‘Consciência Black Volume 01’, a mesma que lançou o Racionais MCs, com a música “Nossos dias”. Essa mesma música foi relançada em versão remix na coletânea ‘Rappers & Irmãos’.
Ouça a música “Nossos dias”
Laine também falou sobre a Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, a qual ela foi uma das fundadoras, e também relembrou projetos importantes para as mulheres como o ‘Minas da Rima’. Na música, além das gravações em carreira solo e as participações, ela nos falou sobre o envolvimento em projetos ligados ao reggae, o samba e até sua aprovação para fazer parte do Coral da USP (Universidade de São Paulo).
Ouça a mixtape Especial Mulheres no Rap – Anos 90
Claro que ela não poderia deixar de falar do seu projeto mais recente, junto com Rubia e Rose MC, as ‘Clássicas Hip Hop’. Como xs convidadxs anteriores, ela nos mostrou o quanto é mais uma personalidade importante que tem ‘Algo a Dizer’.
[+] Siga o Bocada Forte na Twitch
Siga Sharylaine nas redes sociais – Facebook | Instagram | Clássicas Hip Hop
Assista todas as edições do programa no YouTube
Confira o vídeo da música “Livre no mundo”