Carregando Eventos

« Todos Eventos

AGENDA BF | Kebrada Graffiti colore bairro de Bento Gonçalves e registra seus moradores

janeiro 14 - janeiro 16

Qual a reação do público diante de um graffiti? Parte das respostas a esta pergunta estará numa exposição fotográfica que integra o projeto Kebrada Graffiti, que prevê a criação de graffitis no bairro Eucaliptos, de Bento Gonçalves, com o registro fotográfico da interação do público com esta manifestação da Cultura Hip Hop. Esse material estará numa exposição fotográfica com registros da fotógrafa Bruna Ferreira, que será mostrada aos moradores do bairro e, posteriormente, vai circular por diferentes espaços culturais. O encontro que dá partida a estas ações acontece de 14 a 16 de janeiro, durante todo dia, em diversos locais do bairro. O projeto é feito com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

Concebido pela Nest Support, o Kebrada Graffiti contará com a participação do grafiteiro Wagner Wagz e sonorização do DJ Zion. Além de abrir espaço para o processo de criação artística, o encontro também visa proporcionar uma interação com uma comunidade periférica da cidade, produzindo outras referências de imagens para além dos tradicionais retratos ancorados nas belezas locais e na herança e tradição da colonização italiana na Serra.

O Bairro Eucaliptos está localizado numa região periférica, na Zona Leste de Bento Gonçalves, e tem registros de altos índices de violência, estando sua população muitas vezes à margem das inúmeras atividades culturais que ocorrem no município. Assim, o Kebrada Graffiti surge também como uma proposta de interação cultural e promoção de autoestima dos moradores dessa região – que serão protagonistas das fotografias – , afirmando também os princípios de interação social e cidadania através da arte e da Cultura Hip Hop.

O encontro também vai oferecer gratuitamente duas oficinas básicas de graffiti. Uma delas será destinada à comuniadade em geral e outra para artistas iniciantes na técnica. Na oficina voltada para a comunidade, os alunos farão um graffiti coletivo, em conjunto com o oficineiro, tendo assim um maior vínculo com o projeto. Essa oficina também será fotografada e poderá fazer parte da exposição.

Para o encontro de graffiti serão selecionados 10 artistas através de uma curadoria. Eles produzirão graffitis em locais previamente definidos e autorizados pelos moradores e também estarão em contato com a comunidade do bairro. A iniciativa segue os moldes do Meeting Of Favela, o maior e mais democrático encontro de graffiti do mundo que há 13 anos ocorre em favelas do Rio de Janeiro. Também é referência para esta interveção de arte urbana a estética e as cores do famoso e turístico Caminito, no bairro La Boca, em Bueno s Aires.

Autora das 20 fotografias que estarão na exposição, Bruna Ferreira já assinou uma exposição em 2017 com fotos sobre a cultura urbana e também é autora do livro Nossa Casa Cypher Vico, com a temática semelhante, que teve lançamento e palestras por todo o Brasil, além de países vizinhos. As exposições também deverão acontecer na Casa das Artes e Galeria do Sesc de Bento Gonçalves, levando imagens da periferia da cidade para a região central, ocupando também importantes espaços culturais.

Durante o Kebrada Graffiti ainda serão realizadas diversas ações com preocupações ecológicas e ambientais. Uma delas é a distribuição de 100 mudas de plantas preferencialmente nativas de porte pequeno e PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) plantadas caixas de leite, que ganharão pintura de stencil com o logo do evento.

Detalhes

Início:
janeiro 14
Final:
janeiro 16
Evento Tags:

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.