Japão (Viela 17), 26 anos de Rap Nacional

foto_tauanalencar
Fotografia: Tauan Alencar

Já falamos um pouco aqui no BF sobre a trajetória do rapper JAPÃO (VIELA 17), que possui uma vasta caminhada dentro da música, com 4 discos lançados, um EP e uma correria ao lado de outros grupos como Esquadrão MCs e GOG. Um trabalho que se iniciou em 1989 o consolidando como uma das maiores vozes do rap nacional. Com diversos projetos musicais e sociais, entre eles Ceilândia G-Funk e Rap Com Ciência, dá pra imaginar o que se passa na cabeça de alguém que levanta a bandeira a tanto tempo. Sim, muito tempo! São 26 anos de correria, que foram celebrados de forma espetacular, na Casa do Cantador – Ceilândia (28 de novembro de 2015) com a gravação do DVD Japão (Viela 17) 26 anos de Rap Nacional. O trampo teve seu lançamento na segunda quinzena de agosto, com distribuição nacional pela gravadora Baguá Records e mundialmente pelas redes sociais. Neste trabalho audiovisual, Japão priorizou a participação de artistas de expressão da cena local, trazendo também grandes nomes do rap nacional como: GOG, Mano Mix e Flávio Renegado (BH).

flaviorenegado2
Fotografia: Leo Macena

Na platéia, fãs, amigos, familiares, crianças, professores e parceiros de longa data, além de pessoas que saíram de outros estados para acompanhar este ilustre momento ao lado do rapper. Uma noite de muita emoção e reconhecimento, fincado ali em sua terra natal, Ceilândia, junto a querida participação de sua mãe, segundo Japão: “Ter minha mãe no palco comigo pela primeira vez é algo que jamais irei esquecer”, afirma.

Legendado em quatro idiomas e algumas peças em braile, o DVD já rompeu fronteiras entrando para a história do rap, que registrou momentos únicos, sendo um deles a formação original do grupo GOG, com Japão, GOG e DJ Mano Mix em É o Terror e Matemática na Prática. Um trabalho feito com qualidade em que toda sua equipe trabalhou cerca de 3 dias debaixo de chuva para que tudo ficasse dentro do planejado. Daniela Mara assina a parte executiva e artística do DVD, sendo responsável também pela produtora e selo musical Viela 17 Produções que conta em seu casting com: Viela 17, Rapper Japão, Ceilândia G-Funk e Lídia Dallet. O BF trocou uma rápida ideia com Japão para saber como foi eternizar este momento.

Bocada Forte – Casa do Cantador, Brasília. 28 de Novembro de 2015. O que se passava na sua cabeça naquele dia?
Japão: Meu TDHA é elevado, então desde o dia 26 de Novembro quando começaram a montagem do palco e organização e ensaio geral não dormi mais, nem comemorei meu aniversário que foi dia 26. Aconteceu de tudo antes do dia 28, tivemos atraso pra montagem devido um evento já agendado, na véspera caiu um temporal, molhou tudo e queimou por completo o sistema de som, a montagem do cenário foi feita no próprio dia, pois tivemos atraso do material que compunha o cenário. No dia da gravação o tempo fechou até 16 horas. Minha esposa e produtora geral da gravação me mandou pro hotel para não atrapalhar em nada, pois minha ansiedade é complicada, mas após as 16h inacreditavelmente o sol surgiu. Tudo foi testado e às 19h30 eu estava me dirigindo ao palco. Depois foi só alegria e compromisso.

flyer_festalanc%cc%a7amentodvdBocada Forte – Como foi eternizar a participação de longa data de sua pessoa com GOG e Mano Mix no seu DVD, já que falamos da história do rap brasiliense e brasileiro?
Japão: Foi essencialmente importante pelo momento de transição que vivemos no rap nacional e vital para demonstrar o quão éramos uma unidade. Ter o GOG e o DJ Manomix nesse trabalho foi maravilhoso, dois profissionais incríveis, no qual o GOG e DJ Manomix mostraram o porquê fazem parte de um grupo seleto de artistas e ativistas periféricos especiais. Eu me senti honrado desde o convite, a aceitação e a concretização, pois revivemos um momento crucial onde a contribuição de cada um deles deixou marcado suas atitude e energia.

Bocada Forte – Como o público tem recebido esse trabalho audiovisual do Viela?
Japão: As pessoas que tiveram acesso ao material estão totalmente eufóricos. Desculpe a modéstia, mas esse trabalho foi feito com muita garra e amor. Não esperava outra sensação, não tem como assistir o material e não se sentir inserido no processo. Dia 4 de novembro de 2016 iremos fazer a festa de lançamento do DVD no mesmo local. Será outro dia especial, com muita música, bate-papo e a exibição do material para comunidade de Ceilândia.

 

 

No dia 04 de novembro tem a festa de lançamento do DVD marcando oficialmente sua chegada e ocorrerá também na Casa do Cantador, Ceilândia/DF.

Programação:
• 17h às 19h Consultoria Jurídica Gratuita aberta a comunidade
(Se tem alguma dúvida jurídica e precisa esclarecimentos, estaremos com a equipe de advogados do escritório FGAS prontos para atender/esclarecer)

• DJ Manomix
• DJ LM
• DJ Kazuza

• 21h | Exibição DVD

Vendas do material @viela17shop
Bar no local (cerveja, água, refrigerante)
Praça de Alimentação

Data: 04 de Novembro
Horário: 19h
Local: Casa do Cantador
Endereço: QNN Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia Sul
ENTRADA FRANCA

[+] Visite o site do Viela 17
[+] Curta a fanpage oficial do artista 
[+] Leia a entrevista com o Viela 17

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.