Rita Dove e Queen Latifah serão homenageadas por suas contribuições à cultura negra

No dia 22 de outubro, a atriz indicada ao Oscar Queen Latifah e a poeta vencedora do Prêmio Pulitzer Rita Dove receberão a medalha W.E.B. Du Bois, anunciou o Centro Hutchins de Pesquisa Africana e Afro-Americana, da Universidade de Harvard.

Glenn Hutchins, presidente do Conselho Consultivo Nacional do Centro Hutchins, afirmou ao The Harvard Crimson que “este ano marca o 50º aniversário do Departamento de Estudos Africanos e Afro-Americanos de Harvard e o 45º aniversário do Instituto Du Bois”.

“O espírito de investigação, revelação da verdade, ativismo e reconciliação que deu origem a ambos está presente de maneiras únicas em cada um dos sete indivíduos que honramos este ano”, disse Hutchins no comunicado à imprensa.

Latifah
A cantora e atriz Queen Latifah é conhecida por suas atuações em diversos filmes, como ‘Mama’ Morton, no filme ‘Chicago’, pelo qual ganhou uma indicação ao Oscar. Ela também ganhou um Grammy por seu single U.N.I.T.Y., de seu álbum “Black Reign“, e recebeu uma indicação ao Emmy por seu papel como Bessie Smith, no filme da HBO ‘Bessie‘.

Latifah se destacou no Rap por abordar a vida e a luta das mulheres negras. Em 2006, ela lançou uma linha de cosméticos, em parceria com a marca CoverGirl. De acordo com o site Correio do Povo, a atriz estará em breve no musical para televisão americana ‘A Pequena Sereia‘.

Em 2003, a Harvard Foundation for Intercultural and Race Relations nomeou Queen Latifah Artista do Ano.

Rita Dove
Nascida em Akron, Ohio, a poeta já recebeu muitos prêmios e condecorações. Tem cerca de 25 títulos de Doutora Honoris Causa. De 1993 a 1995, atuou como consultora de poetas laureados em poesia para a Biblioteca do Congresso. Ela é a primeira afro-americana a ser nomeada, desde que a posição foi criada, por um ato do Congresso, em 1986, a partir da posição anterior de “consultora em poesia”. Dove também foi condecorada pelo presidente Obama e conquistou o Pulitzer.

[+] Saiba mais sobre Rita Dove

*Com The Harvard Crimson e agências

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.