Margens convida mulheres escritoras para eventos em SP

0
89

Nova imagem4

Eventos acontecem todas as quartas-feiras, no Sesc, com entrada gratuita. Marina Mara, Eliane Brum, Elizandra Souza e Elisa Lucinda são convidadas

Começa nesta quarta-feira (5), às 19h, a edição do PROJETO MARGENS na unidade do Sesc em Campinas (SP). As atividades tem entrada gratuita e trazem na programação a participação de mulheres que protagonizam a literatura nos últimos 10 anos no país. O

objetivo é promover um intercâmbio de ideias entre o público e as convidadas, que neste mês são a poeta de Brasília (DF), Marina Mara, a premiada jornalista Eliane Brum, a atriz, cantora e poeta do Rio de Janeiro (RJ), Elisa Lucinda e as escritoras Elizandra Souza, Michele Santos, Ryane Leão, Mel Duarte, Jenyffer Nascimento, Débora Garcia e Raquel Almeida.

O projeto Margens tem a curadoria da jornalista Jéssica Balbino e surgiu a partir da pesquisa de mestrado sobre quem são as mulheres da literatura marginal no Brasil, feita na Unicamp de Campinas (SP). Além de mapear estas autoras da literatura brasileira, o evento proporciona a troca por meio da poesia, com saraus, oficinas e bate-papos. Durante toda edição, um microfone fica aberto e disponível ao público.

“Queremos que o público conheça quem são as escritoras brasileiras, o que elas fazem, como vivem, o que elas tem para contar. E queremos ouvir também. A ideia surgiu a pesquisa de mestrado e se alargou para esta programação, que traz oficina de poesia com a Marina Mara, um bate-papo com a jornalista Eliane Brum e saraus com várias convidadas que protagonizam a cena atualmente”, convidou.

Nova imagem2

Sobre o Margens
O Margens é um projeto pioneiro, independente e multimídia na difusão da literatura feminina brasileira da última década. O desafio é responder, na prática, a pergunta “Quem são as mulheres da literatura?” e que mais do que livros e teoria acadêmica, as boas histórias só existem a partir de gente, por isso é um espaço dedicado aos saraus, debates, oficinas, slams, festivais e resenhas, especialmente a que é vinculado às mulheres e sua produção. Além do evento no Sesc Campinas, foi criado um site, com uma plataforma para que as mulheres possam se automapear.

Nova imagem3

As convidadas
A cada quarta-feira do mês de agosto, uma ou mais escritora foram convidadas para falar sobre a própria arte e trocar experiências com o público.
“Pensamos em referenciar o evento a partir de pessoas que já tem uma trajetória. A expectativa é de que o público possa conhecer que existem muitas e boas escritoras no Brasil. A troca durante os encontros será fundamental”, disse Jéssica Balbino.

05/08
Marina Mara com a oficina Profissão Poeta
A oficina deve trabalhar a figura da mulher na literatura e mais especificamente na poesia. As formas como o gênero aparecem narradas pelas próprias autoras, que assumem seus lugares sociais e de enunciação, passando a escrever, eternizar e propagar a própria história.

12/08
Bate-papo com Eliane Brum
Mediado pela jornalista e pesquisadora em literatura feminina, Jéssica Balbino, que traz a jornalista e escritora Eliane Brum, para discutir o papel e a representação da mulher na literatura no jornalismo literário, além de fazer uma leitura de textos próprios.

Nova imagem

19/08
Sarau com Elizandra Souza, Raquel Almeida, Ryane Leão, Mel Duarte, Jennyfer Nascimento, Débora Garcia e Michele Santos
Para seguir empoderando mulheres e garantindo a voz feminina, o sarau Margens traz escritoras, slammers, jornalistas e poetas emergentes da literatura brasileira. Com microfone aberto, o sarau é também um espaço de troca, a fim de celebrar a oralidade.

26/08
Sarau com Elisa Lucinda
Autora de 13 livros e criadora do projeto “Casa Poema” no Rio de Janeiro, Elisa Lucinda é também atriz. A artista tem seu foco de atuação na arte-educação. Com seu jeito ímpar de dizer versos, Elisa faz com que todos entendam seu conteúdo, conheçam e se apaixonem pela beleza da poesia, sendo considerada a artista da sua geração que mais populariza o viver poético.

Serviço
O quê? Margens
Quando? Quartas-feiras (5, 12, 19 e 22) às 19h30
Onde? Sesc Campinas
Endereço? Rua Dom José I, 270 – Bonfim, Campinas (SP)
Ingresso? gratuito
Classificação? Livre

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.