Programa Freestyle pede ajuda: continuidade de projeto depende de você

0
356

POR JÉSSICA BALBINO

#RapBRASILEIRO #Mídia
O PROGRAMA FREESTYLE, importante projeto de entrevistas capitaneado pelo jornalista do hip hop Marcílio Gabriel, está com uma campanha aberta no Catarse até esta o dia 18 de outubro, quarta-feira, e depende da ajuda de todos para se manter no ar. A meta é arrecadar fundos para viabilizar o projeto.

Mano Brown e Marcílio Gabriel durante entrevista. Foto: Divulgação

O Programa Freestyle é um canal de vídeo com sua programação voltada e dedicada à cultura hip-hop. Criado em 2006 e idealizado por Marcílio, o programa surgiu como um podcast musical e no ano seguinte, 2007, passou a veicular entrevistas com artistas atuantes da cena. Atualmente mais de 50 programas de entrevistas com mais de 60 convidados podem ser assistidos. Artistas e personalidades como Mano Brown, Emicida, Black Alien, Drik Barbosa, Dexter, Roberta Estrela D’Alva e Rael já participaram do programa idealizado e apresentado pelo jornalista.

Rael e Marcílio durante entrevista no Programa Freestyle. Foto: Divulgação

Vejo muitos pontos importantes na questão de um financiamento coletivo relacionados ao hip-hop, principalmente porque conseguimos realizar projetos com a participação das pessoas que nos acompanham, do nosso público, sem falar que a maioria dos projetos de hip-hop são independentes e precisam dessa força, dessas parcerias. Quem ajuda, sempre tem uma recompensa. Sempre recebe alguma coisa pela doação”, pontua Marcílio Gabriel.

Crise e encerramento de parceria
O Programa Freestyle tinha uma parceria que oferecia o suporte com locação (sala para as gravações), parte dos equipamentos de filmagem e iluminação e mão de obra na produção (videomaker e editor de vídeo). Mas de forma repentina e inesperada, a parceria foi no último mês de maio de 2017 sem abertura para renegociações, o que ocasionou a pausa nas atividades do canal. A campanha em parceria com o Catarse traz o financiamento coletivo como a principal alternativa para captação de recursos para uma reestruturação e reorganização para que o Programa Freestyle continue com suas atividades.

O projeto tem um custo muito alto para termos uma produção de qualidade, como o formato do programa exigia e cumpríamos. A ideia de fazer o financiamento coletivo é ajudar a ter este retorno e qualidade e até melhorar. É um investimento financeiro necessário para retomarmos e também uma forma de termos um pouco mais de controle sob o programa”, esclarece o jornalista e apresentador.

Campanha
Ao contribuir com a campanha, os colaboradores não estarão somente somando com a volta das atividades do Programa Freestyle como também será recompensado. Como recompensa o colaborador pode adquirir pôster e CD oficial do programa, participar do icônico “Contos do Rap” até mesmo de workshops com o DJ Latif e com o fotógrafo Daniel Eduardo, além de uma palestra com Marcello Gugu e um bate-papo com o Parteum.

Marcílio Gabriel. Foto: Facebook do jornalista

Sobre Marcílio Gabriel
Residente da cidade de São Paulo, Marcílio Gabriel é jornalista, radialista e produtor de conteúdo multimídia. Atuou em emissoras de rádio como 89FM – A Rádio Rock e Metropolitana FM e trabalhou como produtor executivo dos artistas Amiri e Parteum. Criou e desenvolve desde 2006 o Programa Freestyle. Atualmente, além de estar à frente do Programa Freestyle, apresenta o programa Vida Online, produzido e distribuído para seis emissoras de rádio em território nacional, também apresenta o programa Madrugada Podcast na rádio do portal RND e trabalha em uma produtora de comunicação que atende emissoras de rádio e escritórios artísticos e musicais.

[+] Clique e dê sua contribuição para manter o Programa Freestyle na atividade!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.