Sem Stan Lee, MF DOOM não existiria

0
745

#Reviews | O Dr. Doom de Stan Lee (que morreu essa semana aos 95 anos de idade) foi parte integrante do retorno de Daniel Dumile ao rap. Dumile misturou rap e cultura de quadrinhos de uma forma que estava à frente de seu tempo.
Stan Lee, o ícone da Marvel Comics que redefiniu e revolucionou a cultura dos quadrinhos – transformando super-heróis em personagens complexos e defeituosos que fundamentavam suas habilidades sobre-humanas e os tornava mais relacionáveis. Homem de Ferro, X-Men, Homem-Aranha, Lee construiu um universo que informava, fornecendo um comentário sobre questões reais que a América e o resto do mundo continuam a enfrentar.

A influência de Lee se estendeu para além das páginas dos quadrinhos que ele ajudou a criar. Sua presença pode ser sentida especialmente no rap: Jean Grae assumindo o nome do mutante telepático dos X-Men, Jean Grey; Ghostface Killah chamando seu álbum de estréia de Ironman após o gênio da ficção, bilionário, playboy e filantropo; e as muitas capas de quadrinhos variantes que a Marvel fez honrando a arte do álbum de rap do passado e do presente. A relação entre Marvel e Rap alcançou novos patamares este ano, quando Kendrick Lamar foi contratado para criar a trilha sonora do Black Panther.

Mas Lee também indiretamente ajudou no nascimento de um dos artistas mais enigmáticos e fascinantes do rap – MF DOOM.

Daniel Dumile nem sempre foi MF DOOM, fez sua apresentação como rapper sob o nome Zev Love X ao lado de seu irmão DJ Subroc (Dingilizwe Dumile) no grupo KMD em 1988. A KMD lançou seu primeiro álbum: “Hood” em 1991, que se tornou um sucesso menor graças aos singles “Peachfuzz” e “Who Me?” Em 1993, “Black Bastards“, o segundo álbum do grupo, deveria ter sido lançado. Infelizmente, este não seria o caso. Subroc foi atingido por um carro e morto enquanto tentava atravessar uma rodovia estadual de Nova York. Na mesma semana, o grupo havia sido retirado da Elektra Records e o álbum havia sido arquivado por causa de sua controvertida arte de capa, que mostrava uma imagem de um personagem sendo enforcado.

O apelido (aka) não era apenas uma adaptação de um apelido de infância, mas uma homenagem ao vilão do Quarteto Fantástico, Dr. Doom.

A forma como os quadrinhos são escritos mostra a dualidade das coisas, como o bandido não é realmente um cara malvado se você olhar da perspectiva dele. Através desse estilo de escrita, eu fiquei meio que, se eu colocar isso no hip-hop, isso é algo que os manos ainda não fazem ”, disse Dumile ao The Wire. “Eu estava procurando por um ângulo que fosse novo em folha. Foi quando eu inventei o personagem e resolvi as dificuldades – esse é o vilão ”.

O Quarteto Fantástico começou a Era da Marvel dos quadrinhos nos anos 1960, com o Dr. Doom fazendo sua introdução no Quarteto Fantástico #5. Dr.Doom serviu como Lee e o artista Jack Kirby assumiu o grim reaper.

Em A Era de Prata , Kirby descreveu Dr. Doom como “paranóico”, acrescentando que ele “é uma pessoa má, mas nem sempre é mau“, provavelmente referindo suas origens como Victor Von Doom, um estudante universitário cujo rosto foi deixado severamente desfigurado depois deixando de criar uma máquina que lhe permitisse falar com os mortos.

Dumile retrabalhou a história do Dr.Doom para apresentar seu retorno como DOOM e dar à luz seus mitos, dizendo que ficou na clandestinidade por cinco anos, “recuperando-se de suas feridas” e jurando vingança “contra a indústria que tanto o deformou“.

A introdução apropriada de Rap ao DOOM veio em 1999 quando ele lançou “Operation: Doomsday”,

com a arte original do álbum dando ao Dr.Doom uma transformação hip-hop – ele ainda tinha a armadura de aço, mas no lugar de um manto verde havia um casaco verde junto com um microfone. Dumile nem é a primeira coisa que os ouvintes ouvem em Doomsday, em vez disso, é uma amostra da série de desenhos animados Fantastic Four dos anos 1960, que cria o folclore de DOOM.

A sátira não apenas define o DOOM como um personagem de rap, mas prenuncia a abordagem cômica, estranha do rap que fez de DOOM um rapper reverenciado.

 

 

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.