‘Operation: Doomsday’, primeiro álbum do MF Doom, tem data de lançamento contestada

1
972

Foi noticiado e comemorado, não apenas aqui no BF, mas em todos os grandes veículos mundo afora e nas redes sociais de fãs, que o álbum ‘Operation: Doomsday’, primeiro disco do MF DOOM, completou 20 anos em 20 de abril de 2019.

No entanto, Bobbito Garcia, responsável pelo lançamento do disco, publicou em seu Instagram duas fotos com um texto, direcionado a imprensa e aos fãs do MF DOOM, afirmando e informando que não é possível o álbum ter sido lançado em 20 de abril de 1999.

Bobbito – se prepara para a descrição de suas habilidades – é DJ, escritor, radialista, jornalista, jogador de basquete, treinador, membro da Rock Steady Crew e ainda tem os documentários que ele participou e fez, que por sinal são ótimos.

A primeira foto é da nota fiscal (invoice à esquerda) com o pedido dos discos onde é possível ver a data 08.09.99. A outra foto (à direita) é do disco teste com data de 22.09.99.

Sendo assim, ele afirma que o disco foi lançado entre outubro e novembro de 1999, mas infelizmente ele não tem a data correta. A gravadora dele era a Fondle ‘Em Records, só funcionou até 2001 e trabalhava apenas com grupos do underground, The Juggaknots, The Arsonits, MF Grimm, Cage, Kool Keith e outros projetos do MF Doom.

No Hip-Hop essa troca de datas é algo muito comum, infelizmente. Por mais que você pesquise, se não tiver nada documentado com a data exata, a chance de errar é grande. Digo isso quando falamos de coisas que aconteceram a 20, 30 ou 40 anos atrás, seja no Brasil ou no exterior. Como são acontecimentos que ninguém imagina que no futuro se tornará algo importante, o registro de datas acaba não sendo levado a sério. Sempre conseguimos saber o ano em que as coisas aconteceram, mas a data exata só é possível com registros impressos ou documentados em revistas e jornais.

Daqui pra frente será difícil isso acontecer, mas mesmo assim vamos prestar mais atenção, quando fizer um flyer, lançar um disco ou qualquer projeto, procure colocar a data e o ano, isso ajuda a documentar e futuramente identificar melhor momentos históricos. Decidimos postar essa nota em respeito aos fãs, leitores e também ao Bobbito, que inclusive nos autorizou a reprodução das imagens aqui.

https://www.bocadaforte.com.br/vaiembora
PUBLICIDADE

1 comentário

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.