Grupo Rafuagi lança documentário ‘Manifesto Porongos’

0
192

img5

Após o lançamento do vídeo clipe do single “MANIFESTO PORONGOS” no dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, o grupo RAFUAGI, referência artística e social da cultura hip hop gaúcha e nacional, junto ao cineasta Thiago Köche e a produtora Karen Lose, lançaram neste domingo (27/11), o “Documentário Manifesto Porongos“. O projeto que prevê levar informação, formação e empoderamento a comunidade gaucha e brasileira negra e não negra, após o lançamento parte para uma nova missão, a busca de patrocinadores para replicar o DVD do documentário, afim da distribuição gratuita do material nas escolas do Rio Grande do Sul, afim da implementação do estudo da história afro brasileira no currículo escolar (Lei 10.639/2003), que infelizmente foi extinta pelo governo federal na semana passada.

Quando resolvemos contar a verdadeira história da Revolução Farroupilha e sobre o Massacre de Porongos, tomamos o cuidado de não ser levianos. Além do clipe, fizemos um documentário e falamos com várias pessoas, desde historiadores até militantes do movimento negro. Tivemos esse cuidado de recontar a identidade dos ditos abolicionistas bem contada. Tem muita gente bacana falando! Leandro Karnal, Juremir Machado da Silva, Odete Diogo, Tayná Ribeiro, Sérgio Fidelix, amigos da Ocupação Lanceiros Negros MLB – RS Jorge Euzébio Assumpção, pessoal do Projeto AFROntamento, conta Thiago Köche, diretor do projeto.

O “Documentário Manifesto Porongos” trata do vergonhoso massacre de Porongos durante a Revolução Farroupilha, quando negros escravizados que lutavam ao lado dos farroupilhas com a promessa de liberdade foram emboscados e chacinados, através de ordens diretas de Duque de Caxias e Davi Canabarro, revelando a verdadeira história, que sempre foi omitida nos livros escolares.

Confira!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.