Escritora Toni Morrison nos deixa aos 88 anos. Sua obra inspirou a dupla Black Star

0
296
Toni Morrison. Foto: Reprodução/Facebook

Faleceu nesta terça-feira (6/8), aos 88 anos, a escritora Toni Morrison. Autora de inúmeros romances, Morrison sempre relatou as experiências das mulheres negras dos Estados Unidos.

Em 1993, ela foi a primeira escritora negra a ser premiada com o Prêmio Nobel de Literatura. A Academia Sueca, responsável pelo prêmio, justificou a escolha de Toni com a seguinte declaração: “Com sua arte narrativa impregnada de força visionária e poesia, ela oferece uma pintura viva de um aspecto essencial da realidade americana”.

Capa do livro ‘O Olho Mais Azul’ no Brasil. Foto: Reprodução/Google

Seu primeiro livro O Olho Mais Azul, foi escrito entre 1962 e 1965 e lançado em 1970. A obra conta a história da menina Pecola Breedlove, uma criança negra vivendo nos anos 40. A criança, devido a rejeição sofrida por conta do racismo, reza todos os dias para ter olhos azuis. A história reflete a realidade da própria autora, na mesma época em que Toni viveu a sua infância.

Este livro inspirou a música Thieves in the night, da dupla Black Star (Mos Def e Talib Kweli). Neste Rap, os MCs reforçam a necessidade de se orgulhar de quem você é, não se esconder e não esperar a aprovação de quem lhe oprime.

A música “Thieves in the night” é um grande exemplo da luta do Rap consciente e político contra a supremacia branca.

Ouça a música

 

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.