Em entrevista, Chuck D critica cena rap norte-americana

1
67

IMG1

#Internacional
Em recente entrevista ao jornal THE GUARDIAN, um dos mais respeitados dos Estados Unidos, CHUCK D, o mestre de cerimônias do PUBLIC ENEMY fez severas críticas ao mercado do rap/ hip hop norte-americano.

É engraçado como rappers que já foram explosivamente controversos, denunciados pela imprensa, a polícia e os políticos, se transformaram em velhos amados estadistas. Os pioneiros do gangsta rap N.W.A foram quase canonizados pelo sucesso do filme Straight Outta Compton. ‘O filme tornou-se maior do que eles eram como grupo’, diz Chuck D, admirado. O seu grupo Public Enemy, entretanto, foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll, há dois anos. ‘Nós não temos Grammys e merdas como essa’, diz Chuck. ‘É uma círculo incestuoso. Nós sempre operamos fora do círculo e atacamos o círculo, o que torna a nossa existência mais difícil às vezes.’ (…)

Ele [Chuck D] gosta do rap consciente e rebelde (Kendrick Lamar, Run The Jewels, ‘Yeezus’ de Kanye West), mas, ao contrário de alguns velhos fãs do Public Enemy, não espera que todo rapper seja político. Ele acredita que a indústria da música é racista, mas não vai fixar isso em algum artista branco, como Macklemore. ‘KRS-One diz que nós entendemos que essas são as barreiras de raça, mas além disso nós somos o hip hop. Sim, você é um branco nos Estados Unidos. Vão haver pessoas relacionadas com a estrutura atual que irão te dar suporte, antes que a um artista negro, mesmo que ele tenha feito a mesma coisa antes. Nós sempre lutamos contra o sistema. MCs em carreira solo são um produto do condicionamento do sistema.’ (…) Sua principal crítica ao rap moderno é que existem muitos artistas em carreira solo e poucos grupos. ‘Quando você olha para Kanye West ou Jay Z, você vê caras bem sucedidos, mas vivendo em extravagância total. Estão completamente malucos. Estes caras não tem uma equipe. O que me inspira é que eu tenho o meu time. Um cara no palco sozinho, depois de 18 minutos, é melhor começar a comer fogo ou fazer malabarismo [explica Chuck D]”

[+] Leia mais (em inglês).

1 comentário

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.