Academia On house do litoral de São Paulo se destaca com aulas de breaking gratuitas

0
532

#Break
Ensinar crianças não é para qualquer um e sim para aqueles que sabem o que estão fazendo e tem motivações verdadeiras . E quando o trabalho é social, Amor, foco, estimulo, persistência, didática e profissionalismo não podem faltar! Ensinar breaking é muito mais que ensinar uma dança, mas é impactar e mudar vidas através da arte e da Cultura Hip Hop! No litoral de São Paulo, na cidade de Itanhaém, a Academia On House tem sido pioneira nessa iniciativa totalmente social.  A oficina de breaking  acontece toda sexta-feira, ás 20h, na Rua João Batista Leal, 316, no centro de Itanhaém. A ideia é estimular nas crianças o interesse pela dança, pela arte e história da cultura das ruas, formando uma nova geração de dançarinos e artistas conscientes, trabalhados e disciplinados dentro de uma academia, focados e prontos para viver e representar a Cultura Hip Hop por onde quer que  passem.

Quem deseja mergulhar nesse mundo e no entanto  desconhece a história do Breaking no Brasil, segue um resumo bem difundido do Portal Dança de Rua: Tudo começou numa época praticamente sem recursos, quando as perspectivas de crescimento junto ao público e ao mercado dependiam da qualidade e do amor, fizeram seu papel,  garantindo o futuro em todos os lugares, como no Brasil, onde o Breaking está vivo, e tem representante genuíno e de nível internacional.

Desde 1982, Nelson Triunfo e a posse Funk Cia, já mostravam o Breaking na movimentadíssima Rua 24 de Maio, no coração de São Paulo. Quando a “brincadeira” acabou por lá, a estação São Bento tornou-se, para sempre, o templo dos B-Boys de todo o Brasil. Lá se formaram crews que mereceram a história do Breaking, como Crazy Crew, Street Warriors, Nação Zulu, Fantastic Force, Jabaquara Breakers e Back Spin Kings.

O Breaking brasileiro cresceu, e em 1993 proporcionou ao público a 1ªAmostra Nacional de Hip Hop, levando um grande público ao espaço cultural metrô São Bento. Em 1999, aconteceu o primeiro campeonato brasileiro de Breaking, que contou com a participação de muitos grupos, mas que em seu ano seguinte (2000) contou com mais de 30 crews, mostrando que o Breaking está em todo o nosso país. Características do B.Boying: A dança sempre tem início com uma preparação, chamada de Top Rock, em seguida o dançarino desce para o chão fazendo o passo conhecido com footwork e sempre finaliza com
algum freeze (congelamento). Podendo mesclar com movimentos de impacto, conhecidos como Power Moves e Spins. O Top Rock (originado no Bronx) tem hoje a função de apresentação, aoentrar na roda, o B.Boy ou da B.Girl completa, nunca deixa de apresentar o seu Top Rock, é o cartão de visitas apresentando o seu estilo, só depois ele desce ao chão para executar o Footwork. Quem não apresenta o seu Top Rock e o seu Footwork na roda não pode ser considerado um B.Boy ou B.Girl completo.Voltando, o Footwork  é o trabalho realizado pelos pés movimentando o corpo circularmente com o apoio das mãos. O Footwork é a base do B.Boying. Após sua rotina, o B.Boy sempre termina sua entrada com um Freeze (uma congelada). Um Freeze bem feito deve durar pelo menos três segundos na posição escolhida, como já me disse a lenda Mr Freeze: Por fim, entram os Moves (movimentos). O giro de cabeça, os saltos, os moinhos de vento, etc. São movimentos influenciados pela ginástica, ginástica olímpica com tempero da Rua. Existe uma grande discussão mundial, sobre o valor real dos Moves. Não há dúvida que um leigo em Hip Hop vai achar um Mortal “melhor” do que um Footwork. Porque o mortal é mais difícil, é mais bonito. O que tem ocorrido é que a última geração de B-Boys e B-Girls assistem as fitas de campeonatos e vêem muitos Moves. Na hora de ensaiar, esquecem da base (Up Rock, Top Rock, Footwork) e só ensaiam saltos. Não é conservadorismo que um bom B-Boy ou B-Girl é aquele que é completo, ou pelo menos se esforça para isso.

Pensando em toda essa história, a academia On House que é apaixonada pela Dança de Rua, foca exatamente no preparo e no ensino desses fundamentos a esses dançarinos  desde a infância, independente de sua classe social, ensinando que Breaking é muito mais que uma dança, é o encontro de uma grande família, onde o respeito é conquistado com a dança! Interessados em fazer parte da oficina, devem correr e fazer o quanto
antes a inscrição pois as vagas são limitadas!

Academia On House
www.facebook.com/academiaonhouse
013 97413-7254
academiaonhouse@gmail.com
R. João Batista Leal, 316 – Itanhaém

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.