George Clinton se junta ao Red Hot Chili Peppers em “Give It Away”

0
121

#Reviews | Pode ser que alguns fãs não saibam disso, mas a banda Red Hot Chili Peppers tem uma ligação bem íntima com a lenda do funk George Clinton. E essa relação não está restrita apenas às influências do funk.

O peso que o nome de Clinton carrega tem a ver com a revolução que ajudou a fazer no mundo do funk no início dos anos 70, na liderança dos Parliament – Funkadelic. Ao longo da década, ele se tornou um dos mais importantes coletivos americanos de funk, soul e rock liderado por George Clinton. Seu estilo foi apelidado de P-Funk. Coletivamente, o grupo existiu sob vários nomes desde a década de 1960 e foi conhecido por musicas de primeira linha, letras politicamente carregadas, filosofia afrofuturista, álbuns conceituais e apresentações ao vivo memoráveis. Eles influenciaram numerosos grupos de música pós-disco e pós-punk dos anos 1980 e 1990. As origens do coletivo remontam ao grupo doo-wop The Parliaments, formado no final da década de 1950 em Plainfield, Nova Jersey. Sob a direção de Clinton, no início da década de 1970, os grupos de Parliament e Funkadelic operavam simultaneamente e consistiam no mesmo grupo de músicos tocando diferentes tipos de funk para duas gravadoras diferentes. O nome “Parliament-Funkadelic” tornou-se o termo genérico para as múltiplas bandas no controle de Clinton

Em 1985, Clinton assinou a produção de Freakey Syley, segundo álbum dos Peppers. Mas a amizade continua até hoje. Há alguns anos, quando a banda entrou para o Rock N’ Roll Hall Of Fame, o produtor se uniu à banda para uma performance da faixa “Higher Ground“.

No último dia 20, ele voltou a se unir com a banda. Durante a performance de “Give It Away“, Clinton apareceu no palco e começou a dançar com os integrantes. Ele também dividiu vocais com o vocalista Anthony Kiedis em alguns trechos da canção.

O episódio aconteceu em Sydney, na Austrália. Na atual turnê dos Peppers pelo país, a abertura está por conta do grupo Parliament-Funkadelic, junção das bandas lideradas por George Clinton. Compare com o outro vídeo que deixamos logo abaixo, que mostra a banda em estúdio com Clinton na época da gravação de Freakey Styley.

O tempo passou muito bem para eles!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.