Barba Negra X Dirty Bungalow – ‘Não entendeu, rebobina’

O MC Barba Negra lançou há alguns dias mais um de seus Raps cheio de conteúdo e rimas inteligentes. Rap de raiz, sujo, com uso de sample e também a presença do DJ com scratches. O nome da música é “Não entendeu, rebonina” e tem um vídeo da música, filmado em Portugal. A produção do instrumental é do Dirty Bungalow e os scratches do DJ Dedé 3D. Esse Rap mexe com a memória, com quase 30 anos ouvindo Rap todos os dias é preciso buscar lá no fundo do baú algumas referências. A música me lembra várias coisas, o violão celo usado no beat me lembra Nas, Jeru, Pete Rock e principalmente SNJ, a música “Sem essas nunca nessas” com participação do Armagedon.

Já o título fica mais difícil lembrar, mas ai a gente vai pegando as dicas que ele deixa na letra, quando ele diz “e já dizia Dãochapa – não entendeu, rebonina”. O tal “Dãochapa” é o MC carioca Chapadão, que por conta da sua ligação com a pixação no Rio de Janeiro, fazia algumas rimas com palavras de trás pra frente. O título desse som do Barba Negra eu ouvi na música “Neblina”, que é do Shawlin, com participação do DJ PG, Tapechu e o Chapadão. Dãopacha manda assim no final da rima “Uma ponta vira um quilo e um galo não paga propina / Se não entendeu o recado, então rebobina”.

Capa do disco do Girias Nacionais – Acervo BF

Agora eu deixo um pouco de lado o Barba Negra e falo do MC Ralph do G.I.R.I.A.S Nacionais (Gerando Informação no Rap com a Intenção de Alterar o Sistema). Foi assim que eu o conheci, sem barba, acho que em 2003, talvez até antes, menino do interior de SP muito bom de rima e sempre criativo. O primeiro disco do seu antigo grupo já trazia criatividade no título – 3D – Desista de Desistir’. Escrevi sobre esse trampo em 2005 no BF e hoje é muito bom saber que ele continua na caminhada. Ver vários MCs e DJs dos primeiros anos do Bocada Forte ainda em atividade, é um sinal de que também não erramos tanto assim quando abrimos espaço para eles.

Assista ao vídeo de “Não entendeu, rebonina”

 

1 COMENTÁRIO

  1. Só agradeço por todo respeito com a cultura e seus adeptos desde sempre. Grande abraço pra toda equipe…

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.