O que The Fat Boys, LL Cool J e Mobb Deep têm em comum?

0
116

#MemóriaBF
Além dos três artistas do título desta matéria fazerem ou terem feito Rap, o que eles tem em comum é que nesse mesmo 29 de maio, claro que em anos diferentes, todos eles tiveram lançamentos importantes na carreira. Essas obras também são importantes para entender a história do Rap e a evolução das produções, já que todos eles tiveram alguma inovação, causaram impacto e influenciaram outros artistas.

The Fat Boys – “Fat Boys” – 29 de maio de 1984:

Em 1984 “os garotos gordos” do Brooklyn lançavam o seu primeiro álbum e o título era o mesmo nome do grupo – “Fat Boys“. A formação do grupo era Prince Markie Dee, Kool Rock-Ski e Buff Love, este último faleceu em 1995 e foi um dos pioneiros do Beat Box. Também era conhecido como Buffy, Big Buff, The Human Beat Box e DJ Doctor Nice.

Antes de lançarem o disco, os artistas ganharam um concurso de Rap com a música “Stick ‘Em”. Logo depois lançaram o single da música “Reality” e conseguiram fazer uma tour européia, mas até então o nome do grupo era Disco 3.

Reza a lenda que o empresário que os levou para a Europa disse que eles precisavam ganhar peso e isso acabou acontecendo naturalmente nessa tour, pois devido a correria, os únicos lugares em que eles conseguiam se alimentar eram nas grandes redes de fast food.

A partir daí o nome do grupo mudou. Kurtis Blow participou da produção dos dois primeiros álbuns, que foi um sucesso. Eles foram os primeiros a gravarem um disco de Rap usando Beat Box. Dois singles deste álbum foram destaque: “Jail House Rap” e “Can You Feel It?”.

LL Cool J – “Bigger and Deffer (BAD)” – 29 de maio de 1987:


Lançado em 29 de maio de 1987, “Bigger and Deffer (BAD)” é o segundo disco do rapper do bairro do Queens e um dos mais bem sucedidos da carreira dele. Saiu pela Def Jam/Columbia, foi produzido pelo próprio L.L, LA Posse e DJ Pooh. Destaque para a faixa “I need love”, que é considerada uma das primeiras faixas românticas do Rap no estilo mais lento. Algo que não era comum, mas ele precisava fazer justiça ao L.L (Ladies Love) no nome e ser um dos primeiros. No mais, é um disco no mesmo nível dos outros que foram lançados na mesma época pela própria Def Jam.

Mobb Deep – “Survival on the fittest” – 29 de maio de 1995:


Esta música faz parte do segundo álbum do grupo, o “The Infamous…” Este single foi lançado praticamente um mês depois do lançamento do disco e assim como todos os outros singles dessa mesma obra, se tornou um clássico. Os outros singles são “Shook Ones Pt. II”, “Survival of the Fittest”, “Temperature’s Rising” e “Give Up the Goods (Just Step)”.

Na ficha técnica consta que a música foi produzida por Havoc e pode parecer simples, mas se vocês escutarem as músicas sampleadas, ele foi cirúrgico no corte do sample. Ele usou partes de duas músicas, “Skylark”, do The Barry Harris Trio e Al Cohn e “Jeeps Blues”, da Kashmere Stage Band. Um trecho deste single também ficou muito conhecido na música do Dilated Peoples, com participação de Guru: “Worst Comes to Worst”. Nela DJ Babu usou a colagem “when worse comes to worse and my peoples come first”,cantada na parte do Havoc.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.