Memória BF | ‘The Blue Print 3’, de Jay-Z, completa 10 Anos

0
55
Capa do álbum

Parece que foi ontem que a parceria entre Jay-Z e Alicia Keys tomava conta do mundo com o clássico “Empire state of mind”. A música foi um dos seis singles do álbum ‘The Blueprint 3’, lançado em 08 de setembro de 2009. Já o single viria a ser lançado nesse formato, em outubro do mesmo ano.

O disco, que fechou uma trilogia, foi o 11º do MC mais famoso do Brooklyn. Mais um sucesso em primeiro lugar nas paradas, um recorde que, em seu 10º álbum, foi compartilhado apenas com Elvis Presley. A sequência começou com ‘The Blueprint’ (2001), seguiu com ‘The Blueprint2: The Gift & The Curse’ (2002) e 8 anos depois foi finalizada, pelo menos até aqui.

Assista ao vídeo de “Empire state of mind”

Na produção Kanye West, No I.D., The Neptunes, Swizz Beatz e Timbaland, só pra ficar nos mais conhecidos. As participações, além dos já citados Kanye, Alicia e Swizz, teve Drake, Rihanna, J. Cole, sua esposa Beyoncé, Pharrel, entre outros. Comercialmente foi mais um grande sucesso. Ao todo foram mais de 3 milhões de discos vendidos. A capa era diferente de todos os outros discos dele. Não possuía o seu rosto. Apresentava apenas uma montanha de instrumentos empilhados e três barras vermelhas na horizontal, em referência ao último disco da trilogia “Blueprint”.

Veja como foi feita a foto da capa

Oficialmente são 15 músicas. Eu baixei uma versão com 19 faixas. Já falei de um single, mas teve mais cinco. Em ordem de lançamento foram: “D.O.A. (Death of Auto-Tune)”, “Run This Town”, “On to the Next One”, “Young Forever” e “A Star Is Born”. Eu destaco entre elas a “D.O.A”, lançada em junho de 2009 e que fala justamente de um assunto que continua atual, o uso excessivo do auto tune. Para justificar a crítica, Jay-Z e Kanye resolveram quase não usar esse recurso nas músicas. Digo quase, porque tiveram pequenas partes onde ele foi utilizado, mas de forma irônica.

Assista ao vídeo de “Run this town”

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.