Memória BF | Primeiro álbum do trio Whodini completa 36 anos

O primeiro disco do trio Whodini foi lançado em 8 de julho de 1983. O título é o mesmo nome do trio, que foi formado no bairro do Brooklyn/NY, em 1981, pelos integrantes Jalil Hutchins, John “Ecstasy”  Fletcher e o DJ Drew “Grandmaster Dee” Carter.

Eles naturalmente foram precursores, tendo em vista que no início dos anos 80 eram bem poucos os grupos de Rap com álbuns gravados e até mesmo com um investimento de alguma gravadora. Eles estão entre os primeiros no Rap a fazer uma turnê fora dos Estados Unidos, a lançar um single acompanhado de vídeo, entre os primeiros a utilizar em seus shows dançarinos de Breaking e também os primeiros a incluir r&b no Rap. Fizeram isto na música “Yours for a Night”.

Whodini é mais um exemplo de artistas que tiveram o toque de Midas de um tal Russel Simons, e assim este primeiro disco foi lançado pela Jive Records. Não foi um álbum de muito sucesso, com apenas oito faixas foram lançados dois singles: “Magic’s Wand” (1982) – uma música dedicada ao DJ Mr. Magic, que é citado em todas as músicas que falam sobre a história do Hip-Hop nos anos 80, por seu programa ‘Rap Attack’ ter sido o primeiro em Nova York totalmente dedicado ao Rap. Seu parceiro no programa era o então DJ e hoje produtor Marley Marl. Magic faleceu em 2 de outubro de 2009, aos 53 anos; e “The Haunted House of Rock” (1983). Este single foi lançado a tempo de servir como tema para o Halloween de 83.

Na década de 80 foram lançados inúmeros discos como este, sem muito sucesso nos Estados Unidos, mas por exemplo aqui no Brasil é um disco de muito significado. Qualquer DJ dessa geração tem uma cópia na estante. Mas o grupo ficou conhecido mesmo pelos discos seguintes, de onde saíram clássicos como “Friends”, “Five minutes of funk”, “I’m a ho” e “Big mouth” (regravada por Snoop Dogg no disco ‘Neva Left’).

O sucesso de Whodini nos bailes por aqui foi tanto, que em maio de 1988 o trio se apresentou no Brasil. Só pra ter uma noção de como nos Estados Unidos este disco teve pouco reconhecimento, ele só foi lançado no formato CD em 2010!

Confira a playlist que montamos com as faixas do disco

Aproveite e siga o nosso canal, em breve teremos vídeos exclusivos!

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.