Memória BF | Primeiro álbum do Cypress Hill completa 28 anos

0
52
Capa do álbum

Auto-intitulado “Cypress Hill”, o primeiro álbum dos representantes latinos mais famosos do Rap mundial completa 28 anos.

Lançado em 13 de agosto de 1991, pela Ruffhouse/ Columbia Records, o trampo vem com 16 faixas, algumas apenas instrumentais. Todas elas foram produzidas pelo DJ Muggs e as rimas ficam por conta da dupla Sen Dog e B-Real. Os três juntos são a formação clássica do grupo. A partir desse disco a mistura dos idiomas inglês e espanhol no Rap atingiu outro nível. Isso foi popularizado e se espalhou pelo mundo.

Muita gente relaciona o grupo Cypress Hill apenas aos mexicanos, mas não é bem assim. O grupo é uma mistura entre Cuba, Estados Unidos e México. DJ Muggs é dos Estados Unidos, B-Real também, mas seu pai é mexicano e a mãe cubana. Já Sen Dog é cubano e mudou para os Estados Unidos ainda criança com a família, em 1971. Com toda essa latinidade, até os brasileiros tem uma identificação muito grande com o grupo, afinal somos todos latino-americanos.

Cypress Hill em sua formação atual. Foto: Reprodução/Google

Esse disco é essencial para entender a influência que muitos artistas latinos conseguiram exercer no Rap dos Estados Unidos e consequentemente ao redor do mundo. Se hoje muitos mexicanos, cubanos e porto-riquenhos inserem os seus idiomas e também mesclam suas músicas regionais com o Rap, o Cypress Hill pode ser naturalmente considerado um dos grandes responsáveis por isso.

O álbum também foi incluído em diversas listas, seja de melhor álbum dos anos 90, melhor de todos os tempos e até no livro “1001 álbuns para ouvir antes de morrer”. Os quatro singles lançados colaboraram para que o disco vendesse mais de 2 milhões de cópias, foram eles: “The Phuncky Feel One” com “How I Could Just Kill a Man”, “Hand on the Pump” com “Real Estate”, “Pigs” e “Latin Lingo”. Algumas faixas chegaram a ser regravadas no álbum “Los Grandes Exitos En Español”.

Abaixo você confere dois videoclipes e escuta o álbum completo.

Ouça o disco na íntegra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.