Memória BF | Audição do disco ‘Non Ducor Duco’, Kamau + DJ Primo

0
95
Capa do disco

No dia 04 de agosto de 2008 chegava às lojas o primeiro álbum solo do MC Kamau, intitulado ‘Non Ducor Duco’. O disco foi lançado em CD e também em vinil, uma parceria da Plano Audio com a loja Promo Only. Foram 17 faixas no CD e 16 no vinil, participações de DJ William, Rashid, Stefanie, Emicida, Rincon, Rael da Rima, Jeffe, Parteum, DJ Kl Jay, Karlus Avonts (Núbio P3) e Thalma de Freitas. As participações traduzem a caminhada do Kamau do início até o ano de lançamento do disco. Foram convidados amigos, referências e a nova geração que ele mesmo influenciou, é o caso de Rashid, Emicida, Rincon e Stefanie. O disco é sim um clássico, Kamau é um amante do Rap bem feito, tem ótimas influências e referências, e consegue transferir isso para as músicas que faz.

Na produção dos instrumentais, além do próprio Kamau, tem Filiph Neo, Nave, Munhoz, DJ Primo, DJ Suissac, Parteum e se tiver mais algum outro lembro depois (rsrsrs)… Ah, sem esquecer que boa parte foi gravado e mixado no Atelier Studio pelo Vander Carneiro.

Curiosidade

Contracapa do disco

Os primeiros vinis vieram com um problema na impressão, não sei se teve outra tiragem e também não me lembro se o mesmo erro estava nos CDs também. Na parte interna e no rótulo dos discos a ordem das músicas está errada e por conta disso os vinis vinham acompanhados de adesivos com a ordem correta das músicas, para que quem comprasse pudesse ter a opção de colar e “consertar” esse pequeno detalhe.

Outras lembranças

No dia 30 de agosto teve uma festa de lançamento do álbum no Hole Club, em parceria com a Festa Sintonia e o DJ Cortecertu escreveu sobre a festa e o disco, mesmo tendo passado um tempo do lançamento. Em dezembro de 2008 fiz uma entrevista com Kamau, alguns dias antes dele se apresentar no Indie Hip Hop, na edição que teve Talib Kweli. Esse mês ainda tem outra lembrança que entendo ser especial para o Kamau, mas essa vai ficar pra última semana do mês. Abaixo uma outra história relevante, que rolou antes do lançamento desse disco…

Audição do disco Non Ducor Duco – Kamau, na Galeria Metrópole

DJ Primo e Kamau em ação. Foto: Acervo BF

São tantos momentos pra relembrar e ao mesmo tempo falar de coisas atuais, que a gente não dá conta. Em 29 de julho de 2008, ocorreu, no centro de São Paulo, na Galeria Metrópole, a audição do disco “Non Ducor Duco“, do MC Kamau.

O evento rolou dentro do H4 – Hip Hop Happy Hour, um dos primeiros projetos do tipo a ocorrer no centro de São Paulo.

Quando Kamau disse que o disco estava pronto e precisava de um lugar para uma audição, imediatamente disse que podia fazer no H4 e ainda sugeri uma ideia, que eu já tinha vontade de fazer há algum tempo. Falei pra ele: “- Você tem amigos DJs. Se apresenta com os melhores DJs do país. Porque você não faz a audição com um DJ mixando as músicas pra galera ouvir?”. Ele topou e o DJ escolhido foi um dos melhores do país naquele momento, DJ Primo.

Emicida assistindo de perto a audição do álbum de Kamau. Foto: Acervo BF

Divulgamos e foi um sucesso. Lotação máxima. A divulgação foi tamanha, que apareceu até um fiscal do ECAD dizendo que o evento não podia acontecer por que o local não estava pagando as taxas e que tinha que pagar direitos autorais e blá, blá, blá…

O evento foi feito na simplicidade total. Usei meu próprio par de toca-discos e mesa de som e consegui a potência, microfones e caixas emprestados, o que permitiu que tudo fosse 0800. Antes da audição, a discotecagem ficou por conta de DJ Nyack, hoje DJ do Emicida, mas naquela época ainda DJ do grupo Primeira Função.

Curta nossa página – www.facebook.com/bocadafortebf

Como podem ver na foto acima, o futuro companheiro de palco do DJ Nyack estava lá marcando presença. Não só ele, mas também Rashid e todos da mesma geração, quando ainda eram os MCs que “na humilde” faziam freestyle e participavam de batalhas na Sala Real – com a banda Central Acústica -, na loja A-Place, no Metrô Santa Cruz ou na Galeria Olido.

[+] Confira a matéria sobre o lançamento do disco
[+] Leia a entrevista com Kamau na Elementos
[+] Adquira o disco em vinil

Veja abaixo as fotos da Audição, siga nosso canal e ouça o disco!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.