Memória BF | 77 vezes Tim Maia. Ícone da música negra Brasileira

0
65
Tim Maia. Foto: Reprodução/Portal Amazônia

O compositor e cantor Tim Maia, um dos nomes mais importantes da música negra brasileira, estaria completando 77 anos hoje. Mesmo com uma carreira cheia de polêmicas, a sua música se sobressaiu e ele é reconhecido mundialmente.

No Brasil são inúmeras as gravações que ficaram conhecidas através dele e também é grande a quantidade de composições suas que foram regravadas ou que tiveram versões.

A importância de Tim para o Rap brasileiro é semelhante a importância de James Brown para o Rap mundial, só não é maior por conta das dificuldades enfrentadas pelo Rap brasileiro em relação a direitos autorais. Ainda assim a sua influência é muito grande, seja na inspiração para a criação de instrumentais ou na seleção musical dos DJs.

Em 2006 a gravadora TRAMA lançou uma coletânea intitulada ‘Tim Maia – Racional vol. 1 – remixado’, com seis músicas, que foram transformadas em 12 remixes ou releituras por diversos produtores, entre eles: Mad Zoo, Bruno E, João Marcelo Bôscoli, Rappin Hood, Parteum, Silvera, Instituto, DJ Mau Mau, Bossacucanova e Max de castro. Na faixa “Rational culture (remix)”, o Rap se fez presente nas rimas e vozes de Parteum, com participação de Espião (Rua de Baixo) e Rodrigo Brandão. Tim Maia nasceu no dia 28 de setembro de 1942 e faleceu em 15 de março de 1998, aos 55 anos.

Os Raps inspirados em músicas de Tim Maia são incontáveis, hoje deixamos aqui apenas duas mixtapes muito boas com algumas de suas músicas e a faixa produzida por Parteum na coletânea citada acima, confira:

Ouça “Rational culture (remix)”

Ouça a mixtape ‘Chama o Síndico Vol.01’ do DJ carioca André Paumgartten

Ouça a mixtape ‘Tim Maia Rules The World Part 3 (1978-1987)’ do DJ e produtor Daniel Bozzio

PUBLICIDADE – CONHEÇA A LOJA CENTRAL GIRLS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.