Inspirador, filme ‘Beat Street’ completa 35 anos

0
348
Cartaz do filme ‘Beat Street’. Foto: Reprodução/Google

Filmado no bairro de nascimento da cultura Hip Hop, o Bronx, com locações no Brooklyn, Queens e Manhattan, o clássico filme “Beat Street” ou “A Loucura do Ritmo” (título no Brasil), completa 35 anos. O filme inspirou gerações pelo mundo todo e impulsionou a Cultura de Rua no Brasil.

Lançado em 8 de junho de 1984, a história do filme gira em torno de um romance entre um DJ (Kenny Kirkland) e uma compositora de jazz e coreógrafa (Tracy Carlson). O foco é a música e a dança, mas o filme também aborda muito bem a cena do graffiti.

A trilha sonora de “Beat Street” (ouça abaixo), produzida por Arthur Baker, Harry Belafonte e Webster Lewis, traz clássicos do Hip Hop e apresenta artistas/grupos como Grandmaster Melle Mel & the Furious Five, Afrika Bambaataa & Soulsonic Force, Jazzy Jay, Doug E. Fresh, dentre outros.

Também participam do filme, DJ Kool Herc, que faz o papel de um dono de casa noturna, e as crews de dança de rua Rock Steady Crew e New York City Breakers, que protagonizam uma das cenas mais inspiradoras e lembradas do filme até hoje.

O legado deste filme para a Cultura Hip Hop brasileira é inestimável. Foi a partir dele que muitos dos artistas consagrados da nossa cena iniciaram sua trajetória na música, na dança e no graffiti. Portanto, “Beat Street” merece toda nossa reverência.

Contraponto*
São três os filmes mais importantes pela disseminação da Cultura Hip-Hop pelo mundo, inclusive nos Estados Unidos, Wild Style, Style Wars e Beat Street. Mesmo com esse tempo de existência, o Hip Hop era muito restrito a Nova York, por conta disso, Beat Street, por utilizar atores profissionais, sofreu alguma resistência por parte de alguns representantes da Cultura.

Com os filmes Wild Style e Style Wars ocorreu o contrário, os próprios Grafiteiros e Grafiteiras, B.boys, B.girls, DJs e MCs foram os atores. Mas isso foi algo de momento, hoje a importância de todos eles é reconhecida. No final das contas, todos os filmes foram beneficiados e o mundo todo pôde conhecer os 4 Elementos e seus representantes originais.

Ouça a trilha sonora do filme na íntegra:

*Colaborou: Gil Souza

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.