Hackers Crew completa 35 anos de história em Porto Alegre

Hackers Crew, formada hoje por Ted Borges e Djan Costa, celebra 35 anos

0
133
A Hackers Crew, de Ted & Djan, completa 35 anos de história. Foto: Reprodução/Instagram

A mais antiga crew de dança de rua do Rio Grande do Sul, ainda na ativa, a Hackers, completa 35 anos de existência hoje, dia 11 de agosto de 2019.

Fundada em 11 de agosto de 1984, a crew, hoje formada pela dupla Ted Borges e Djan Costa, já contou com uma formação de mais de 10 dançarinos: Volmir, André, Tifoi, Vati, Jamaica, Cleber, Álvaro, Marcelo, Nezzo (hoje DJ), Uchôa, Mocinho, a B-Girl Luciane e Kiko. Esta primeira geração da Hackers Crew realizou apresentações e shows até 1993.

A Hackers Crew iniciou sua caminhada na Rua dos Andradas, centro da capital gaúcha, ponto de encontro multi-cultural no final dos anos 70 e ponto de encontro de B-Boys e B-Girls a partir de 1984. A partir daí, a Hackers passou a participar ativamente dos chamados bailes black e programas de auditório em Porto Alegre.

A fita-cassete ‘Um Grito de Alerta’, lançada em 1990 pela Hackers Crew. Foto: Reprodução/Facebook

Mas nem só da dança de rua viveu a Hackers. Entre 1988 e 89, concorrendo contra mais de 50 grupos, a crew venceu o primeiro Concurso de Rap realizado em Porto Alegre, organizado por Mano Délcio DJ, uma das figuras mais conhecidas dos bailes black do Rio Grande do Sul. A música vencedora foi “Street Profisão”, que você escuta abaixo.

No ano seguinte, em 1990, a Hackers Crew lançou uma fita-cassete intitulada “Um Grito de Alerta” (ouça abaixo), toda produzida de forma artesanal, com montagem de beats e samples realizados com colagens no estilo REC e Pause. As músicas são: “Um Grito de Alerta”, “Controle”, “Delinquentes”, “Burguesia” e “Mundo Cão”. Esta fita-cassete inspirou uma geração de jovens, fazendo surgir no estado inteiro dezenas de grupos de Rap e ajudando a cena Hip Hop gaúcha a crescer.

Ouça a íntegra da fita-cassete “Um Grito de Alerta”

Escute a música vencedora do primeiro Concurso de Rap de Porto Alegre e região

Com o passar dos anos, a crew ampliou sua atuação para competições e eventos de dança nacionais e, mais recentemente, levou a dança de rua para os teatros, apresentando espetáculos inovadores como “O Ritmo Pulsante das Ruas” (confira matéria que foi ao ar na Globo/RS abaixo) e Barbaridade! Por ocasião do lançamento deste primeiro trabalho, o grupo realizou uma tour de 21 dias pela França, apresentando seu trabalho na Europa.

Em 2012, a Hackers Crew finalizou e lançou outro projeto inédito: o DVD do espetáculo “A Dupla Ted e Djan – Projeto Barbaridade! Duo”, que mescla a musicalidade e as tradições gaúchas com a música Rap, break beats e a dança de rua. O trabalho rendeu a crew reconhecimento internacional, levando o grupo a realizar apresentações na Colômbia.

Ted e Djan formam a Hackers Crew na atualidade. Foto: Denison Fagundes

Atualmente, a dupla Ted e Djan realiza trabalhos importantes orientando as novas gerações. “A Hackers Crew segue na ativa, palestrando, ministrando aulas, workshops, cursos, atuando em projetos sociais e fazendo diversos trabalhos. Estamos firmes, fortes e trabalhando!”, declarou Ted ao Bocada Forte.

[+] Entre em contato com a Hackers Crew
[+] Curta a fanpage oficial da Hackers no Facebook
[+] Inscreva-se no canal oficial da Hackers Crew no YouTube

[+] Curta a fanpage oficial de Ted Borges no Facebook
[+] Siga Ted Borges no Instagram
[+] Siga Djan Costa no Instagram

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.