Há 25 anos, O.C lançava seu primeiro álbum: ‘Word…Life’

Capa do disco. Foto: Reprodução/Google

Lançado em 18 de outubro de 1994, o álbum debut do rapper Omar Credle, mais conhecido como O.C, chegava para marcar a história. Intitulado “Word…Life” (Wild Pitch Records), o disco foi decisivo para alavancar a carreira do rapper do Brooklyn, integrante da crew D.I.T.C.

Antes dessa estreia, sua primeira aparição foi na música “Fudge pudge” do primeiro álbum do Organized Konfusionassista o vídeo.

Com 14 faixas, “Word…Life” traz produtores de peso, como os responsáveis pela sua estreia (extra-oficial) Organized Konfusion, mas também Lord Finesse, DJ Ogee, Prestige e Buckwild, responsável pela produção de quase todo o álbum.

A faixa mais lembrada deste disco é a cinco, “Time’s Up“, um verdadeiro clássico da Golden Era, que fez parte da trilha sonora oficial do filme ‘8 Mile‘, que tem Eminem como protagonista. Esta música inicialmente seria gravada por Pharoahe Monch, mas quis o destino que ela fosse lançada pelo estreante. Por ser um novato, foi muita coragem gravá-la e lançar como single, pois a música é uma critica feroz aos rappers que cantam o que não vivem. Em um trecho ele rima – “Por que você está mentindo? Eu sei onde você mora / Eu conheço seus pais, você era um otário quando criança / O drama de sua personalidade que você adquiriu no ensino médio na aula de interpretação”.

Colagens dessa música foram usadas em mais de 50 raps. KRS-One, Mos Def, Fat Joe e muitos outros ao redor do mundo utilizaram parte dela. Além de “Time’s Up”, o disco tem outro single lançado, com videoclipe: a música Born 2 Live.

Banner Comercial Old School
Anuncie no BF!

Afora uma rápida intervenção de Prince Po, “Word…Life” não possui participação de nenhum outro artista. Curiosamente, o rapper Nas deveria ter participado, mas não compareceu a nenhuma seção de gravação. Mesmo assim, o álbum alcançou a posição 34 no Top r&b/Hip Hop da Billboard.

Ouça o programa Grown Man Rap Show Especial O.C e D.I.T.C

Já que falamos do Nas, as comparações entre os dois na época foram inevitáveis, afinal ambos estrearam oficialmente em 1994. Mas as coincidências não para por ai, os dois participaram do remix da música “Back to the Grill”, de MC Serch (3rd Bass) e o mesmo Serch estava envolvido na produção executiva dos álbuns de estreia dos dois novatos. Se não bastasse tudo isso, ainda tem mais uma: ambos colocaram parentes para participar em seus discos de estreia. Nas tem seu pai tocando na música “Life’s a bitch” e O.C tem a sua mãe cantando em “Ma dukes”.

Assista a apresentação acústica de O.C. no Tiny Desk Concert

Ouça o álbum na versão De Luxe, que foi lançada em 2004, com faixas bônus, instrumentais e acapellas

Siga o BF no Twitter – www.twitter.com/bocadaforte

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.