Eric B & Rakim – 27 anos do álbum ‘Don’t Sweat the Technique’

0
74
Capa do disco

Em 23 de junho de 1992 era lançado o quarto e último disco da dupla Eric B & Rakim. O álbum “Don’t Sweat the Technique” completa 27 anos e mesmo que para a nova geração seja um desconhecido, nele estão os ensinamentos do MC que mudou a maneira de rimar e “flutuar” sobre as batidas. Com Rakim, o FLOW passou a ser mais valorizado e da década de 90 pra cá vários estilos surgiram, mas ele foi o divisor de águas.

O disco tem 12 faixas, todas produzidas por eles. Só pra entender a importância dessa dupla e do disco, duas faixas foram trilhas de filme – a romântica e dançante “What’s On Your Mind” esteve na trilha de House Party II e “Know The Ledge” no filme Juice, que foi estrelado por 2Pac.

Além de ser musicalmente muito bom, é um dos álbuns mais políticos da dupla e é um retrato do momento que os Estados Unidos viveu no início da década de 1990 com a guerra do Golfo. Nas faixas “Teach the children” e “Casualties of war” o assunto é tratado com seriedade, na primeira a letra fala sobre ensinar as crianças para termos um mundo melhor e na outra é a história de um soldado muçulmano, de Nova York, enviado a guerra para lutar contra pessoas que tem a mesma religião.

A música que dá título ao disco é a que fez mais sucesso, um clássico e nela Rakim fala sobre as suas qualidades e habilidades como MC e ironiza os “adversários” com o título “Don’t Sweat the Technique” (Não se preocupe com a técnica).

Batidas rápidas, muito funk, muito jazz, vários samples, colagens, scratchs, letras conscientes, poesia e um MC de poucos refrões, mas com rimas de sobra!

Siga o BF no Insta – @bocadafortebf

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.