Álbum ‘Straight Outta Compton’, do N.W.A, completa 31 anos desde seu lançamento

O gangsta rap no topo: 'Straight Outta Compton', do N.W.A, foi um divisor de águas na cena Hip Hop mundial

0
119
A capa do álbum. Foto: Reprodução/Google

Lançado em 8 de agosto de 1988, o álbum “Straight Outta Compton”, do N.W.A, completa 31 anos. Este foi o primeiro disco do grupo formado por Ice Cube, MC Ren, Dr. Dre, Eazy-E e DJ Yella. Os três últimos, os principais responsáveis pelas produções instrumentais. O primeiro, Ice Cube, o principal letrista. Aliás, Cube só participaria deste álbum. No ano seguinte ele sairia do grupo para fazer carreira solo.

O álbum “Straight Outta Compton” é, sem sombra de dúvidas, um divisor de águas na música Rap mundial. Nós tivemos alguns pioneiros do gangsta rap – como Ice T -, mas a música “Fuck The Police”, que faz parte do disco, representou um verdadeiro boom do estilo nos Estados Unidos. Foi por causa desta música que o grupo passou a ser chamado, pela mídia, como “o grupo de Rap mais perigoso do mundo”.

Da esquerda para a direita: Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, DJ Yella e MC Ren. Foto: Reprodução/Google

Todas as faixas do disco possuem letras explícitas, que tratam da realidade dura dos guetos, uso de drogas, prostituição e violência. Quando do lançamento, o álbum causou um verdadeiro alvoroço na mídia tradicional. Emissoras de TV, jornais e revistas faziam matérias sobre as músicas, em especial “Fuck The Police”, e demonstravam indignação. A mídia especializada praticamente inexistia na época.

A capa da revista ‘500 Grandes Álbuns de Todos os Tempos’, da Rolling Stone. Foto: Reprodução/Google

Posteriormente, revistas como a Rolling Stone caracterizaram o disco como imprescindível na história do Hip Hop. Assim como a AllMusic, a revista marcou “Straight Outta Compton” com 5 estrelas, feito inédito para um álbum de Rap, e também o incluiu na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. . Mais adiante, a Encyclopedia of Popular Music norte-americana também premiaria o álbum com 5 estrelas.

Em 1996, seis faixas do disco foram relançadas on álbum “N.W.A Greatest Hits”: “Gangsta Gangsta”, “Fuck The Police”, “Straight Outta Compton Extended Mix”, “If Ain’t tha 1” e “Express Yourself”, outro grande sucesso do disco.

Anos mais tarde, em 2015, “Straight Outta Compton” seria certificado com platina tripla, alcançando a marca de mais de 3 milhões de cópias vendidas. Já em 2016, a obra foi incluída no Hall da Fama do Grammy, sendo o primeiro álbum de Rap a alcançar tal feito.

Abaixo você confere alguns videoclipes e escuta o disco na íntegra!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.