28 anos do primeiro álbum de Del Tha Funky Homosapien

Capa do álbum

Artista: Del Tha Funky Homosapien
Título: ‘I Wish My Brother George Was Here’
Gravadora: Elektra

O MC e produtor Del Tha Funky Homosapien está entre aqueles artistas que são inconfundíveis. Aqueles que qualquer um reconhece na primeira rima, como Ol’ Dirty Bastard, Busta Rhymes, Redman, Biz Markie, Guru, Q-Tip, etc. É um cara único no Rap. Desde a sua estreia com este disco, em 22 de outubro de 1991, até hoje não apareceu alguém que se assemelhe ao seu estilo.

Em 1991, apesar do N.W.A ter acabado, o gangsta Rap imperava na costa oeste e a grande maioria dos grupos de destaque seguiam essa linha. Del tinha tudo pra seguir esse caminho, ainda mais por seu primo ser ninguém mais, ninguém menos do que Ice Cube. Del, apesar de ter feito algumas letras para o projeto paralelo de seu primo Da Lench Mob, seguiu outro caminho, foi mais para o lado do que estava acontecendo na Costa Leste, por lá De La Soul era o destaque.

Assista ao vídeo de “Dr. Bombay”

Cube, junto com os Boogiemen (DJ Pooh, Bobcat e Rashad), está por trás da produção do disco. E, apesar de não constar nas participações, ele está presente em algumas músicas. Com apenas 18 anos, Del conseguiu lançar um disco de sucesso. O single principal, a música “Mistadobalina”, é um hit mundial. O Brasil que o diga. Creio que Del só tenha conseguido um sucesso no mesmo nível em sua participação na música “Clint Eastwood”, da banda Gorillaz.

Assista ao vídeo de “Mistadobalina”

Os outros dois singles foram “Sleepin’ on my couch” e “Dr. Bombay”, mas tem uma música que mostra o quanto Del é diferente. Na música “Dark skin girls”, ele trata de um assunto que é muito debatido quase 30 anos depois. Ele fala da preferência em se relacionar com mulheres negras. No refrão ele rima e Ice Cube brinca discordando:

“Garotas de pele escura são melhores que pele clara / Garotas de pele clara não são melhores que pele escura”. Ice Cube provoca: “Eu discordo meu mano”.

Na primeira parte da letra ele rima: “Você acha que parece melhor porque sua pele é um pouco mais clara? / Você está pensando que você é do meu tipo como se eu fosse uma máquina de escrever? / Não, você pensa em tudo isso e tudo isso / Mas você não é uma nada sem um kit de maquiagem / Veja, você pode ser leve, mas você é feia para mim / Preto é lindo, para mim, isso é beleza”.

http://centralhh.com.br/produto/publicidadebf/112455
Anuncie no BF, clique no banner!

Del é um MC muito doido, excêntrico e nunca está confortável. Ele vive a frente do tempo. Em 1991 ele já reclamava da “mesmice do Rap”. A faixa “Same ol’ thing” foi dedicada a falar do assunto. Por fim, o título do disco se refere ao “irmão George”, no caso George Clinton. Os samples de músicas do Funkadelic estão distribuídos pelo disco, fazendo com que o tal “irmão George” se faça presente. O álbum é muito bom, dançante, é muito funky, com um pouco de jazz, bem produzido e bem diferente do que ele fez depois e segue fazendo atualmente.

Ouça o álbum completo (Confira a discografia completa de Del)

PUBLICIDADE – CONHEÇA A LOJA CENTRAL GIRLS

Interaja conosco, deixe seu comentário, crítica ou opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.