DJ KL Jay, 50 anos de vida, persistência e resistência

Foto destaque por Felipe Romão

0
263

Hoje (10/8) DJ KL Jay completa 50 anos. Meio século!

Entre os DJs de Rap é raro encontrar um que não o tenha como referência. Com seu estilo de discotecar fez escola. A sua geração é de grandes DJs e, mesmo assim, ele conseguiu se destacar. No Racionais, foi por muitos anos considerado o melhor DJ de grupo. Com o tempo, também começou a produzir.

KL Jay e Xis. Foto: Reprodução/4P

Para fazer o dinheiro circular entre os pretos e dentro do Rap, criou seu próprio selo, salão de cabeleireiros e marca de roupas em sociedade com o rapper Xis, a 4P. Lançou o primeiro trabalho de alguns grupos e também o primeiro álbum solo do Xis. Realizou os sonhos de muitos artistas, numa época que nenhuma grande gravadora acreditava no Rap que se desenvolvia na periferia.

KL Jay também criou um campeonato de DJs, em parceira com Xis, e revelou inúmeros talentos. Com o Hip Hop DJ, abriu espaço não apenas para os DJs, mas também para os grupos em que esses DJs faziam parte.

Como se não bastasse, produziu uma festa, a Sintonia, que há quase 20 anos é referência quando se fala em festa de música preta em SP. Em cinco décadas, O DJ dos Racionais criou e continua criando iniciativas que contribuem para o crescimento da cultura de rua. A partir de cada coisa que cria, KL Jay consegue resultados concretos. Todos que fazemos parte do Hip Hop brasileiro devemos reverência a ele, tem que ser aplaudido de pé! Se hoje nós temos DJs campeões do mundo, ele tem uma grande participação nisso. O saudoso DJ Primo foi convidado por ele, quando ainda era um novato, para fazer a abertura do Hip Hop DJ 2000 e, alguns anos depois, passou a ser um dos jurados do campeonato.

Os DJs da festa Sinonia. Da esquerda para a direita: DJ Ajamu, KL Jay, DJ Will e DJ Marco. Foto: Reprodução/Google

Suas escolhas não se baseiam no tal do “hype”, mas sim em suas próprias impressões. Em todos os seus projetos solos isso está muito claro. Os convidados são uma mescla de grandes nomes, novatos e alguns artistas experientes que não estão nos holofotes. KL Jay se preocupa com a cultura que faz parte. Na medida do possível, mantém olhos e ouvidos atentos. Além da 4P, já foi sócio de Rappin Hood, no selo Raízes, e atualmente também está com o selo KL Música, que lançou recentemente um trabalho de sua filha, Hanifah.

Quem o conhece pessoalmente sabe que ele não é apenas um grande DJ, empresário, ativista, militante… É também um grande ser humano. Já escrevi isto inúmeras vezes e sempre farei quando o assunto for o DJ KL Jay: quem vive os bastidores do Rap sabe a quantidade de pessoas que ele ajudou em momentos difíceis, seja na vida pessoal, profissional ou na carreira de alguns MCs e DJs. Claro que sempre vão aparecer os “militudxs” de Rede Social pra dizer – “- Ah, mas ele tem defeitos.” Claro, se conhecer alguém que não tenha, manda empalhar e faz uma exposição. Vai ficar rico.

DJ KL Jay. Foto: Reprodução/Google

DJ KL Jay pode tranquilamente ser colocado entre os melhores DJs de grupo do mundo. Assista ao vídeo abaixo, da performance dele na música “Fórmula Mágica da Paz”, do Racionais, com vinil, sem nenhum dos recursos disponíveis hoje. Essa apresentação foi realizada em 20 de novembro de 1995, nos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Foi uma das dezenas de vezes que vi ele se apresentar com o Racionais. Um show a parte para quem valoriza os maestros da nossa cultura. É uma aula de como um verdadeiro DJ de Rap se comporta, não é um mero “apertador de botões”. Ele não é perfeito. Nenhum humano é. Mano Brown se incomoda com alguns erros e aí entra em ação o código que eles usam nos shows, a olhadinha pra trás. KL Jay erra, conserta, volta a base no tempo certo, faz scratchs pra que as rimas não caiam fora do tempo e com dois discos com o mesmo instrumental, prolonga as batidas por mais de 10 minutos.

Parabéns, Kléber Lélis Simões e muito obrigado!!!

[+] Leia entrevista com DJ KL Jay

Abaixo você assiste ao vídeo da apresentação da qual falamos e também confere a Revista Bocada Forte Especial que fizemos totalmente dedicada ao mestre dos toca-discos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.